Topo

Piscininha, amor: conheça praias brasileiras banhadas por águas tranquilas

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

09/03/2019 04h00

O Brasil tem praias ótimas para a prática do surfe e outras que são perfeitas para flutuar no meio de agradáveis ondas. Por outro lado, o litoral do país abriga balneários que são banhados por um mar que tem (ou, em determinados períodos do dia, adquire) característica de piscina natural.

A tão falada piscininha, de águas calminhas, rasa e cristalina, ideal para relaxar sob o sol, com o corpo parcialmente submerso em um cenário paradisíaco.

Muitos destes locais também oferecem condições para a prática de snorkel, que permite ao turista admirar uma diversificada e colorida vida marinha.

A seguir, conheça destinos praianos do Brasil onde o turista irá se sentir em uma piscina.

Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas, em Pernambuco - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Não é difícil entender por que Porto de Galinhas, em Pernambuco, é um dos mais famosos destinos de praia do Nordeste: o lugar tem paisagens litorâneas de grande beleza, excelente infraestrutura hoteleira e, no período de maré baixa, oferece lindas piscinas naturais para o turista, envoltas por um mar de coloração azul-turquesa.

Um dos passeios mais populares no balneário é embarcar em jangadas na orla e, em poucos minutos, chegar a piscinas naturais que se formam entre corais, onde é possível se refrescar entre legiões de peixinhos.

Na área, é também possível contemplar uma piscina natural tem uma forma que lembra o mapa do Brasil, que rende interessantes fotos.

Praia do Forno (RJ)

Praia do Forno, em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro - Cristian Lourenço/Getty Images/iStockphoto - Cristian Lourenço/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Cristian Lourenço/Getty Images/iStockphoto

Arraial do Cabo, na costa do Estado do Rio de Janeiro, está repleto de praias lindas.

Uma das mais chamativas destas faixas de areia é a Praia do Forno, com um mar que realmente lembra uma piscina, com águas cristalinas e ótimas para um banho.

Esta parte do litoral de Arraial do Cabo é acessível por uma trilha desde a Praia dos Anjos (também é possível ir até lá de barco). E, na área, há um mirante de onde se tem uma vista panorâmica incrível da Praia do Forno. Depois, é só se refrescar com um mergulho em um dos lugares mais fascinantes do litoral fluminense.

Maragogi (AL)

Piscina natural de Maragogi, em Alagoas - JoaoBarcelos/Getty Images/iStockphoto - JoaoBarcelos/Getty Images/iStockphoto
Imagem: JoaoBarcelos/Getty Images/iStockphoto

Maragogi, em Alagoas, é uma das estrelas do litoral nordestino.

Isso porque se trata de um balneário onde o turista pode curtir as férias se bronzeando sobre a areia de paradisíacas orlas e se refrescando em um mar de água rasa e translúcida.

Em Maragogi, turistas têm a chance de embarcar em catamarãs para ir até piscinas naturais que ficam afastadas da costa.

Nestes passeios, é possível fazer snorkel e admirar a vida marinha local, em um dos cenários mais belos do Nordeste.

Baía dos Porcos (PE)

Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, Pernambuco - AlexandreFagundes/Getty Images/iStockphoto - AlexandreFagundes/Getty Images/iStockphoto
Imagem: AlexandreFagundes/Getty Images/iStockphoto

Parte do Estado de Pernambuco, Fernando de Noronha tem, indiscutivelmente, algumas das paisagens litorâneas mais belas do Brasil.

E, entre elas, podemos incluir a Baía dos Porcos, que, cercada por formações rochosas, costuma oferece um mar calmo, transparente e de coloração azul-turquesa para os turistas, que têm a chance de admirar, na área, belos peixes coloridos.

E o melhor: da Baía dos Porcos perto do Morro Dois Irmãos, uma das imagens mais famosas de Noronha.

Praia de Atalaia (PE)

Praia de Atalaia, em Fernando de Noronha, Pernambuco - AlexandreFagundes/Getty Images/iStockphoto - AlexandreFagundes/Getty Images/iStockphoto
Imagem: AlexandreFagundes/Getty Images/iStockphoto

A Praia de Atalaia é outro local de Fernando de Noronha que, na maré baixa, oferece uma agradável piscina natural para o turista.

No local, os viajantes podem fazer snorkel em uma água cristalina, no meio de uma rica vida marinha.

Além disso, os visitante a praia de Atalaia podem admirar, lá no meio do mar, o fotogênico Morro do Frade, visto na foto acima.

Piscinas naturais da Barra da Lagoa (SC)

Piscinas Naturais da Barra da Lagoa, em Florianópolis, Santa Catarina - JR Araujo Photography/Getty Images/iStockphoto - JR Araujo Photography/Getty Images/iStockphoto
Imagem: JR Araujo Photography/Getty Images/iStockphoto

Santa Catarina é um lugar famoso por suas praias que encantam surfistas do Brasil inteiro.

Mas o Estado do Sul do país também tem cartões-postais litorâneos nos quais as ondas não são o destaque da paisagem.

Um destes destinos são as chamadas piscinas naturais da Barra da Lagoa, em Florianópolis, onde turistas podem curtir uma água tranquila e cercada por enormes formações rochosas.

Trata-se de um lugar no qual frequentadores praticam snorkel e curtem dias de sol no meio de muita natureza.

Ilha de Boipeba (BA)

Quando a maré está baixa, a água que banha diversas praias de Boipeba ganha aspecto de piscina natural - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Ilha de Boipeba é um dos mais lindos destinos litorâneos da Bahia, onde o turista encontra praias de areia fofa e protegidas por quilômetros de coqueirais, em um ambiente de muita imersão na natureza.

Nos períodos de maré baixa, o turista encontra, no local, uma água marinha rasa, cálida e transparente: são lugares para se sentar com o mar na linha da barriga ou do peito e curtir um dia de calor envolto por um cenário de beleza estonteante.

A praia de Moreré é um dos melhores lugares para curtir um mar que lembra uma piscina em Boipeba (e também um point ideal para se hospedar por lá).

Também é possível pegar, na orla, barcos que, em viagens de cerca de cinco minutos, levam turista até o meio do oceano para fazer snorkel entre corais, no meio de uma água bem calma.

Maracajaú (RN)

Praia de Maracajaú, no Rio Grande do Norte - marchello74/Getty Images/iStockphoto - marchello74/Getty Images/iStockphoto
Imagem: marchello74/Getty Images/iStockphoto

Parte do município de Maxaranguape, a aproximadamente 55 km de Natal (RN), a Praia de Maracajaú é usada como base para viagens de barco até uma área no meio do mar marcada por bancos de corais que, na maré em um nível ideal, ajudam a formar piscinas naturais de enorme beleza.

São locais deliciosos ara nadar, fazer snorkel e observar a fauna marinha.

Não à toa, este lugar é conhecido como "o Caribe do Rio Grande do Norte".

Praia da Crena (RJ)

Praia da Crena, em Ilha Grande, Rio de Janeiro - Cesar Okada/Getty Images - Cesar Okada/Getty Images
Imagem: Cesar Okada/Getty Images

O Rio de Janeiro tem mais praias que oferecem um mar calmo e lindo para os turistas, propiciando a sensação de estar em uma piscina.

Um destes locais é a Praia da Crena, em Ilha Grande, no litoral do Estado fluminense.

Trata-de de um local cercado por Mata Atlântica, com uma faixa de areia pequena e que é banhado por um mar frequentemente tranquilo e que, via de regra, exibe uma bela coloração esverdeada.

Taipu de Fora (BA)

Taipu de Fora, na Bahia - JunotPhotography/Getty Images - JunotPhotography/Getty Images
Imagem: JunotPhotography/Getty Images

Na Península de Maraú, um dos destinos mais paradisíacos da Bahia, fica a Praia de Taipu de Fora, famosa por suas piscinas naturais.

É possível curtir este mar calmo, raso e cristalino em momentos de maré baixa, enquanto se admira uma orla repleta de coqueiros e marcada por uma areia fofinha (em Taipu, não é necessário pegar embarcações para chegar às piscinas naturais, que se formam perto da costa).

Trata-se de um lugar que tem tudo para proporcionar mil sensações de prazer para o turista, com o oceano cálido envolvendo o corpo em um ambiente tranquilo e cercado por muita natureza.

E há boas pousadas na área para quem quiser (com toda razão) curtir este ambiente por mais de um dia.