Topo

Viagem

Roteiros internacionais


Na Turquia, um dos templos mais antigos pode ser visitado

Göbekli Tepe - Divulgação
Göbekli Tepe Imagem: Divulgação

Para quem é apaixonado por história, a Turquia é um prato cheio de tradições. É lá que encontramos um dos sítios arqueológico mais famosos do mundo e considerado templo mais antigo do planeta chamado Göbekli Tepe, datado por volta do ano 9 mil a.C e aberto para o público.

Segundo descoberta de elementos de 12 mil anos atrás, peregrinos vinham de toda a Mesopotâmia para visitar o enorme complexo de templos construídos na região.

Divulgação
Imagem: Divulgação

Não distante de lá, está o vulcão Karaca Da, local onde teriam sido "domesticadas" as primeiras variedades de grãos na transição de povos da vida nômade para moradias fixas.

Monumentos megalíticos

Os megálitos mais conhecidos da atualidade ficam Stonehenge (Inglaterra), mas os mais antigos estão em Göbekli Tepe e datam de datam de 10 mil anos a.C. Ao todo, são mais de 200 blocos de pedra em forma de T em cerca de 20 círculos. Cada pilar tem 6 metros de altura e pesa até 10 toneladas.

Divulgação
Imagem: Divulgação

Os arqueólogos escavaram apenas cerca de 5% do sítio para que o local não fosse danificado e a previsão é que sejam descobertos cemitérios de animais que eram usados como objetos dos rituais.

Como visitar

Divulgação
Imagem: Divulgação

Há voos de Ancara e Istambul até Sanliurfa, que fica a 15 km do sítio histórico. De lá, há várias excursões saindo ao longo do dia. A visitação do sítio custa 40 liras turcas (cerca de R$ 29) e os horários de visitação variam de acordo com as excursões.

Para mais informações sobre o destino, visite o site oficial do sítio arqueológico ou do turismo na Turquia.

Roteiros internacionais