Topo

Podcast

Sexoterapia


'Tenho crise antes de qualquer encontro': como a ansiedade dificulta o sexo

03/08/2022 04h00

"Será que o cara vai aparecer? Se aparecer, ele vai gostar de mim? E se gostar, e a gente transar, o sexo vai ser bom? Vou conseguir gozar"? Esses são alguns dos pensamentos que atormentam Vanessa, 31, de São Paulo, toda vez que surge a possibilidade de um novo date. Em entrevista ao podcast Sexoterapia, ela contou que tudo o que diz respeito aos relacionamentos afetivos a deixa extremamente nervosa e insegura.

"Estou solteira há bastante tempo. Meu namoro que durou mais teve um ano e meio, com muitas idas e vindas. Admito que sou muito insegura, e isso é difícil de lidar no relacionamento. Na vida de solteira, tudo me deixa nervosa. Ao sair com os caras, sempre fico remoendo horas e horas. Se o date dá certo e temos um segundo encontro, a questão do sexo começa a tomar conta dos meus pensamentos. Não consigo relaxar e focar no momento". (ouça o depoimento completo no vídeo a partir do minuto 36:39)

De acordo com Ana Canosa, o sofrimento de Vanessa tem nome: ansiedade sexual. "O que está acontecendo com essa nossa ouvinte é porque a ansiedade dela está focada no tema relacionamento e encontro sexual", explica. (veja no vídeo a partir do minuto 38:00)

Relaxar e gozar: como?

A sexóloga esclarece que é perfeitamente normal e esperado sentir uma certa ansiedade diante da novos encontros afetivos e sexuais. Todo mundo tem. Isso vira um problema quando a ansiedade toma a pessoa por completo, fazendo que esse pensamento seja repetitivo e ocupe 90% do seu cotidiano, como acontece com Vanessa.

"O grande problema dos transtornos ansiosos de modo geral e desse especificamente, que é focado na sexualidade, é a pessoa não ter atenção plena. Isso atrapalha toda a resposta sexual", afirma.

Ana explicou que algumas pessoas também acabam desenvolvendo ansiedade por causa de alguma disfunção sexual, mesmo que momentânea. Por exemplo, um cara que perde a ereção durante o sexo, e depois fica com medo de que isso se repita.

Aquilo fica tão marcado, que vira quase um trauma, fazendo com que o sexo se torne motivo de ansiedade e, obviamente, não role. "Para você poder deixar que a resposta sexual aconteça, é preciso relaxar, aconselha Ana" - e aí sim, gozar.

Sexoterapia é o espaço criado por UOL/Universa para falar de sexo e relacionamento. Você pode conferir o programa em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music. No Youtube de Universa, o programa também está disponível em vídeo.