Topo

Podcast

Sexoterapia


'Estou há mais de dois anos sem transar e não sei nem por onde recomeçar'

26/07/2022 04h00

Se para alguns solteiros, as restrições sociais impostas pela covid-19 resultaram em novas formas de se relacionar sexualmente, para outros, o período foi de seca total. E agora está difícil de retomar a vida sexual. É o caso da profissional de saúde Luísa, 36, de São Paulo. Em depoimento ao podcast Sexoterapia, ela contou que está há dois anos e quatro meses sem transar e com dificuldade de se relacionar novamente.

"No primeiro ano, estava decidida a ser o orgulho da OMS. Preocupada comigo e com as pessoas próximas, estava certa que estava agindo corretamente durante esse período. Comprei um sugador de clitóris, me dediquei a me conhecer. Estava satisfeita. Mas veio a vacina, a liberação um pouco maior para ver as pessoas, e me percebi sem traquejo social, morrendo de medo de encontrar novas pessoas. Tentei aplicativos, mas não rolou. Estou tentando me abrir, mas parece que nesses dois anos fiquei pra trás. Vários amigos e crushes começaram a namorar, e parece que eu perdi o bonde. Não sei nem por onde recomeçar". (veja o depoimento completo no vídeo a partir do minutos 35:17)

Assim como aconteceu com a maioria das pessoas durante a pandemia, Luísa precisou se casar com ela mesma nesse período, e agora está vivendo o divórcio, explica Ana Canosa. Segundo a sexóloga, a pandemia foi um período no qual as pessoas precisaram, obrigatoriamente, lidar com a solidão e voltaram-se para si próprias. Agora estão com dificuldade de se abrir novamente para o mundo.

"Ela está no pós-divórcio. É o mesmo sentimento dos divorciados, ou das pessoas que estavam namorando há muito tempo, terminaram, e agora não sabem por onde recomeçar a se relacionar", afirma. (veja no vídeo a partir do minuto 36:28)

Ana ressalta ainda como o depoimento de Luisa demonstra a importância que ela deu ao fato de ter se preservado e preservado os outros durante a pandemia. "Quantas pessoas também podem dizer que são o orgulho da OMS? Isso reforça um valor. Será que ela vai encontrar alguém com esses mesmos cuidados?".

Segundo a sexóloga, muitas pessoas também estão passando por essa questão de refletir e repensar valores após a pandemia, e isso tem impactado nas relações, dificultado a escolha de parceiros. Veja a resposta completa no vídeo acima.

Sexoterapia é o espaço criado por UOL/Universa para falar de sexo e relacionamento. Você pode conferir o programa em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music. No Youtube de Universa, o programa também está disponível em vídeo.