Topo

'Matrimônio? É com Santo Antônio': veja as simpatias para os santos juninos

Devotos de Santo Antônio têm nele auxílio para resolver questões emocionais, inclusive a procura de um par romântico Imagem: Pollyana Ventura/Getty Images

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa

13/06/2022 04h00

Quando junho começa, logo o característico cheiro de festa junina parece pairar pelo ar. Afinal, o mês é marcado pelas gostosas comidas típicas, pelas brincadeiras em barracas e muita música. Mas, além disso, a época também comemora os chamados santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Mas por que eles foram agraciados com esse título? Para conhecer um pouco mais a história de cada um deles, conversamos com a espiritualista Juliana Viveiros, da iQuilíbrio, que conta quem foram esses três homens e ensina simpatias, rituais e orações dedicadas a eles.

Santos católicos de junho: conheça história

Santo Antônio, o dos casamentos

Também conhecido popularmente como santo casamenteiro, Santo Antônio é um dos mais populares na igreja católica. Batizado como Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa. Ainda jovem, entrou no mosteiro e passou anos estudando até ser ordenado como sacerdote pelo dom da pregação.

Sua vida foi curta, tendo falecido com apenas 36 anos e sendo canonizado rapidamente devido aos inúmeros milagres. O dia 13 de junho, data de sua morte, é dedicado a celebrá-lo - por isso a relação com o clima junino.

São João, o santo das festas

É tão conhecido nas festividades juninas, que muitas delas são até chamadas "festas de São João". Ele também é conhecido como santo festeiro e protetor dos casados e enfermos.

Nascido em Israel, era filho de um sacerdote e de Santa Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Batizado como João, recebeu a missão de tirar os pecados através da pregação ainda no útero de sua mãe. Seu dia é celebrado em 24 de junho.

São Pedro, o das pescas

Protetor das viúvas, ele também é conhecido como santo dos pescadores, já que exercia a mesma profissão. Seu dia é celebrado em 29 de junho, fechando as datas dedicadas ao santificado trio junino.

Nascido em Betsaida, às margens do Mar da Galiléia, foi apóstolo de Cristo. Por ser um de seus primeiros discípulos, tornou-se líder do grupo. Depois da morte de Jesus, seguiu coordenando seus trabalhos e, por isso, é considerado o primeiro Papa.

Festa junina tem influência da Igreja Católica

São muitos os santos da igreja católica, logo, por que apenas esse trio, conhecido como santos juninos, ganhou tanta notoriedade? Segundo Juliana, o principal motivo é a popularidades da festa junina no Brasil.

Além disso, a origem dessas imagens impacta nisso, já que remete às festas populares europeias, sobretudo de Portugal, povo que veio para cá no processo de colonização, trazendo consigo essas comemorações da tríade. Assim, com celebrações no mês de junho, ficaram conhecidos dessa forma.

Suas representações não estão restritas à religião católica. "O sincretismo consiste na reunião de diferentes doutrinas. Nesse sentido, há um sincretismo entre o Candomblé e o Catolicismo bem marcante no Brasil e, desse modo, os santos têm uma ligação direta com os orixás, sendo que esses três santos juninos são representados por Ogum, Xangô e Oxossi", argumenta a espiritualista.

Orações para cada santo

Juliana observa que, quando o assunto é fé, a forma mais efetiva de alcançar as graças desses santos é por meio da oração. Há diferentes súplicas, com distintos propósitos. Aprenda algumas.

  • Oração a Santo Antônio para encontrar namorado

"Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos.

Fazei que eu seja realista, confiante, digna e alegre. Que eu encontre um namorado que me agrade, seja trabalhador, virtuoso. Que eu saiba caminhar para o futuro e para vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu namoro seja feliz, que todos os namorados busquem mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé, assim seja!"

  • Oração a São João para agradecimento

"São João Batista, que veio anunciar a vinda do Messias, Jesus Cristo, nosso Salvador. Que em meio ao deserto pregou a todos os que vieram ao seu encontro para ouvir suas santas palavras.

Que às margens do Rio Jordão batizou os primeiros fiéis e teve a sagrada honra de conceder o Batismo àquele de quem não se considerava merecedor, Jesus Cristo, o ungido Filho de Deus, faça de mim um templo para aspirar as benesses do Cristo crucificado e conceda-me a água sagrada, a mesma que nele aspergiu quando disse: 'Eis o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo'. Eu, pobre pecadora, que me considerava indigna das promessas de Cristo, a partir deste momento regozijo-me pela sua bênção santíssima e curvo-me à vontade soberana do Pai. Assim seja!"

  • Oração a São Pedro para atingir seus objetivos

Durante 7 dias, faça essa oração abaixo:

"Glorioso apóstolo São Pedro, com suas 7 chaves de ferro, eu te peço, eu te rogo, eu te imploro, abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, à minha direita e à minha esquerda.

Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém."

Simpatias para os santos juninos

Assim como as orações são a forma de obter graças e falar com esses santos, as simpatias podem ser feitas para alcançar feitos específicos, sobretudo relacionados às funções de cada santo. Abaixo, Juliana ensina algumas delas.

  • Santo Antônio

Com forte ligação divina, através de duas simpatias, o devoto conseguirá auxílio para resolver questões emocionais.

Para se casar logo

Você vai precisar de: 1 rosa com espinhos e seu perfume habitual. Retire os espinhos da rosa e coloque-os dentro do frasco com o perfume. Peça para Santo Antônio tirar do caminho de vocês dois (você e seu par) tudo que impossibilite esse casamento. Depois, deixe a rosa próxima a uma igreja onde ocorra vários matrimônios e use o perfume sempre que for encontrar seu grande amor.

Para conseguir um namorado

Serão necessários 7 rosas, 1 vaso de vidro, água para as flores e uma imagem de Santo Antônio. Coloque as rosas dentro do vaso com a água e deixe-o na frente da imagem do santo no dia dele, em 13 de junho. Todos os dias, faça uma oração ao santo, pedindo para conhecer alguém especial. Quando as flores murcharem, retire-as do vaso e deixe-as próximas a uma igreja onde muitos casamentos são realizados.

  • São João

O santo pode auxiliar em assuntos voltados para o lar e família.

Simpatia para manter a família unida e protegida

Ingredientes necessários: um punhado de sal grosso, um guardanapo de papel ou tecido e muita fé. No dia de São João, leve o punhado de sal grosso para a festa junina. Metade dele deve ser jogado na fogueira, enquanto pede para o fogo consumir toda a maldade que ronda sua família. Com a outra metade, agradeça a São João e peça bençãos.

Quando chegar em casa, coloque o sal dentro de um potinho e mantenha guardado próximo à porta de entrada.

  • São Pedro

O santo do dia 29 de junho pode ajudá-los em novas conquistas.

Para conseguir uma casa nova

Você vai precisar de: uma chave nova, papel em branco e lápis. No dia de São Pedro, pegue o papel e escreva três pedidos, explicando como desejaria que você sua casa nova. Por exemplo: com dois andares, feliz, de qual cor.

Depois, embrulhe a chave e coloque tudo embaixo do travesseiro antes de dormir. Ao se deitar, mentalize o santo e seus anjos buscando a casa nova. Na manhã seguinte, coloque o embrulho na carteira e mantenha lá até a conquista acontecer.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Matrimônio? É com Santo Antônio': veja as simpatias para os santos juninos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alto Astral