Topo

Jovem trans compara fotos de casamento e festa de 15: 'Orgulho e alívio'

Benjamin Nicolau com os pais, em sua festa de 15 anos, e com a mãe, em seu casamento, 11 anos depois - Reprodução/Twitter
Benjamin Nicolau com os pais, em sua festa de 15 anos, e com a mãe, em seu casamento, 11 anos depois Imagem: Reprodução/Twitter

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

10/06/2022 11h32

Quando publicou no Twitter uma foto de sua festa de 15 anos ao lado de uma foto de seu casamento, que aconteceu no último sábado (4), o engenheiro mecânico Benjamin Nicolau, de 26 anos, não imaginava que iria viralizar - o tuíte contava, na tarde de quinta-feira (9), com mais de 120 mil curtidas e 4 mil compartilhamentos.

Isso porque, na publicação, ele conta que escolheu fazer as duas festas no mesmo local e sua mãe usou o mesmo vestido. Além disso, ele fala sobre a ausência do pai, que morreu em 2021, vítima de um AVC, e aparece bem diferente nas duas imagens, já que a primeira, de quando tinha 15 anos, foi feita antes de passar por uma transição de gênero.

"Eu casei no mesmo lugar que fiz minha festa de 15 anos e minha mãe usou o mesmo vestido. Sei que meu pai assistiu o casamento, onde quer que ele esteja", escreveu Benjamin, no domingo (5).

Em entrevista a Universa, Ben disse que sentiu "orgulho e alívio" ao comparar as fotos das duas festas.

"Na primeira foto, tinha acabado de me entender LGBTQIA+ e nem tinha falado para a família ainda. Achava que ia dar tudo errado. Agora eu estou aqui, formado, casado, empregado e com tudo indo bem", celebra. "Doeu meu coração saber que meu pai não está aqui para ver tudo isso, mas sei que ele está comigo!".

Para ele, a publicação viralizou justamente pela falta de conteúdo positivo com pessoas LGBTQIA+: "Vi muita gente comentando como era bom ver minha mãe me apoiando, e fico muito feliz com isso".

"Era para ser"

A festa de 15 anos, conta Benjamin, na verdade era um sonho da mãe dele: "Teve uma pressão da família e dos colegas de turma para que eu fizesse. Até realizei o sonho da minha mãe de trocar de vestido algumas vezes".

A família conhecia os donos da chácara onde aconteceu a festa, em Curitiba, no bairro em que viviam. "A festa foi divertida e guardamos o lugar com muito carinho no meu coração".

Mais de uma década depois, ele se casou com Letícia, com quem está há sete anos, no mesmo local.

"O casamento era pra ter acontecido em 2020, mas, entre o noivado e o casamento, aconteceram muitas coisas: veio o covid e o mundo acabou, decidimos postergar até a pandemia melhorar um pouco, perdi meu pai, nos mudamos de casa, de emprego, até que, em abril, consegui um emprego em outro país e tivemos que agilizar o casamento para que ela pudesse ir comigo", conta.

"Podíamos ter casado só no cartório, mas quisemos registrar o momento de alguma forma. Visitamos alguns lugares, mas nada dava certo, porque tínhamos 30 dias para planejar tudo, até que lembramos da chácara onde foi minha festa de 15 anos —e o dia que queríamos casar estava livre! Era para ser".

"Me sinto bem vendo onde cheguei"

Depois da festa —que "foi incrível e, mesmo num dia chuvoso, todo mundo ficou com o coração quentinho", lembra— Benjamin lembrou do álbum de fotos do aniversário de 15 anos e decidiu comparar as imagens.

"Me surpreendi com as mudanças. A gente, que se vê todo dia no espelho, acaba não percebendo, mas me surpreendi muito com as mudanças. Me senti bem vendo onde cheguei. Mesmo não tendo o apoio da minha família desde o começo [em relação à transição de gênero], com paciência e muita informação, tudo acabou ficando mais leve"