Topo

"Até hoje dizem que só ganhei o BBB por ser preta", diz Thelminha

De Universa

01/07/2021 04h00

Ela foi a campeã da edição 2020 do Big Brother Brasil, tem uma carreira bem-sucedida como médica e uma legião de fãs. Mesmo assim, Thelma Assis tem medo de ser cancelada. "Todo mundo tem, eu tenho. Ninguém gosta de se sentir julgada", diz, em entrevista ao "E aí, Beleza?", o talk show de Universa apresentado pela maquiadora Fabi Gomes. Mas faz uma ressalva: quando o alvo é uma mulher negra, as críticas nas redes sociais muitas vezes são um disfarce para o racismo.

Ser mulher preta na internet tem seu diferencial porque o cancelamento para a gente é duas vezes maior. Acontece alguma coisa que nem estou envolvida, mas as pessoas dão um jeito de lembrar do meu nome para poder ir falar de mim, ir me julgar, para subestimar, rebaixar

Thelminha prossegue: "Esse tipo de gente na verdade não está cancelando, está colocando para fora o racismo, o machismo, o preconceito, o ódio. Mas internet não é terra sem lei. Quando vejo que está indo para esse campo minado, vou atrás dos meus direitos, como já fui várias vezes."


"Mostrei minha força aos três dias de vida"

Thelminha contou que tem um "desejo imenso" de ser mãe e de adotar uma criança, sonho compartilhado com o marido, o fotógrafo Denis Santos. E revela que já deu o primeiro passo. "Já entrei no site, fiz o cadastro. Estou bem no comecinho, é um processo mais demorado", diz.

Thelminha no "E aí, Beleza?" Imagem: Reprodução

"Essa oportunidade de pegar um serzinho e transformar a vida dele positivamente, dar oportunidade para que ele seja alguém na vida? Minha mãe me deu a oportunidade, então quero fazer isso com uma criança também", conta a médica, que foi adotada três dias após nascer.

"Quando fui para o colo da minha mãe, ela fala que me recebeu desnutrida, prematura. Mas foi ali que eu mostrei o tamanho da minha força."

"Gosto muito de falar e incentivar adoção, pois é algo que mudou minha vida. Se não tivesse sido adotada provavelmente teria tido um destino completamente diferente, que não consigo nem imaginar qual", afirma.

"Marcas precisam contratar pessoas pretas em todos os cargos"


A médica falou ainda sobre o tema do antirracismo estar sendo mais discutido no país -- mas entre os brancos. "Nós, pessoas pretas, já falamos sobre isso há muito tempo."

Afirma, também, notar uma maior abertura das marcas para aumentar a representatividade na publicidade, por exemplo. Considera positivo, mas ainda é preciso avançar. "Mais do que a marca dar oportunidade para uma pessoa preta mostra sua beleza, sua inteligência, sua criatividade, seja como influenciador, em capa de revista, em comercial de tv, também tem que ter compromisso em contratar pessoas pretas em todos os cargos da empresa. Só assim vai estar tendo uma postura antirracista."

Thelminha comandará programa em Universa

A partir desta segunda-feira (5), Thelminha estará à frente de um programa para chamar de seu pela primeira vez. Ela comandará o "Desafio Aceito", que será exibido no canal de Universa no YouTube. Serão oito episódios em que a médica acompanhará os participantes em uma saga de 21 dias rumo à mudança de hábitos. O tempo, segundo cientistas, é o suficiente para uma novidade emplacar de vez na rotina de alguém.

"Eu me identifiquei um pouco com cada história que vocês vão acompanhar. São desafios que todo mundo acaba tendo no seu dia a dia, algum medo. A da convidada com medo de dirigir foi com que mais me identifiquei. Para mim foi um obstáculo difícil de ser vencido, mas que eu consegui vencer. Estou ansiosa para ver se o público vai gostar ou não", diz.

Fabi Gomes durante a entrevista com Thelminha no "E aí, Beleza?" Imagem: Reprodução

Próximos episódios do "E aí, Beleza?"

Os episódios do "E aí, Beleza?" vão ao ar sempre às quarta, às 20h, no Canal UOL. A maquiadora e colunista de Universa Fabi Gomes recebe mulheres de opinião e com trajetórias inspiradoras de diversas áreas, para falar sobre os desafios femininos no mercado de trabalho, maternidade, política feita por e para mulheres e ainda dá dicas de maquiagem.

No próximo programa, Fabi entrevistará a deputada federal Tabata Amaral.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Até hoje dizem que só ganhei o BBB por ser preta", diz Thelminha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


E aí, Beleza?