PUBLICIDADE

Topo

Universa

Rafa Brites fala sobre 'luta' contra própria gordofobia: 'Muito enraizado'

Rafa Brites faz reflexão sobre a gordofobia nas redes sociais - Reprodução/Instagram @rafabrites
Rafa Brites faz reflexão sobre a gordofobia nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram @rafabrites

De Universa, em São Paulo

05/08/2020 21h53

A repórter e apresentadora Rafa Brites publicou um vídeo em suas redes sociais falando sobre a gordofobia. Ela reconhece que, em alguns momentos, precisa se policiar sobre o assunto e está observando como a cobrança prejudica muitas mulheres.

"Mesmo tendo uma constituição magra, muitas vezes não me vejo dessa forma e associo com uma coisa ruim. Muitas vezes me pego olhando no espelho e percebendo que engordei, mas não como uma constatação, e sim uma crítica. Tenho tentado, aos poucos, me livrar de um padrão estético cruel, machista, que nos objetifica, mas que está muito enraizado em mim. É algo diário", disse Rafa em vídeo publicado no Instagram.

Ela também falou sobre as reflexões que fez ao marcar a sua primeira gravação logo após a quarentena. "O que eu faria antigamente? Eu teria cortado alimentos para emagrecer. Associando o emagrecimento com a beleza e a entrega de uma melhor imagem. E isso não só com trabalho, mas também para casamento, carnaval e outros eventos. Isso não é saudável", completou.

Rafa Brites também destacou que o padrão estético não tem nada a ver com a saúde. "Temos que parar de associar a gordura com algo que a gente precisa se livrar. Se a pessoa está com os exames em dia, ela está saudável. A beleza vem da percepção da pessoa".

"Essa reflexão é mais uma vitória. É muito importante para mim, porque o julgamento do corpo vem muito de nós mesmas", concluiu Rafa.

Universa