Topo

Museu da Diversidade Sexual terá 1ª exposição virtual; veja outras opções

Museu da Diversidade Sexual vai expor trabalhos inéditos de artistas LGBT - Reprodução/Instagram
Museu da Diversidade Sexual vai expor trabalhos inéditos de artistas LGBT Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

11/04/2020 15h00

Em tempos de isolamento social, que tal um pouco de cultura? O Museu da Diversidade Sexual, de São Paulo, entrou na onda dos serviços à distância e vai estrear em breve sua primeira exposição digital.

O tema é Queerentena, palavra que brinca com o termo queer — do inglês, que se refere a pessoas que não se enquadram nos padrões de orientação sexual ou identidade de gênero — e o período de quarentena que vivemos.

O museu, ligado ao governo do estado de São Paulo, está analisando trabalhos de artistas LGBTs brasileiros para compor a mostra e abriu uma chamada para recebê-los.

Outros museus com exposições e tour virtuais

Com as portas fechadas para conter aglomerações e, com isso, a disseminação da covid-19, museus decidiram investir no ambiente virtual, oferecendo exposições e tours — ou melhorando os serviços que já estavam disponíveis.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, por exemplo, tem postado obras de seu acervo com explicação sobre o conceito e dados sobre os artistas. Além disso, faz lives com curadores do museu. Também conta com uma tour virtual 360º.

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) também tem curadoria no Instagram, além de contar com a possibilidade da visita digital, possível por meio do Google Arts & Culture. Museus famosos de outros países também dão essa opção de tour sem sair de casa, como é o caso do Louvre, do Museu Britânico e do Museu Van Gogh.

Por aqui, também investiram na iniciativa o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) atualizou e ampliou o conteúdo do programa educativo disponível em seu site. Outra opção é o Museu Regional de São João Del Rei, que está com a exposição virtual "Oratórios: a Religiosidade no Cotidiano" em até o dia 5 de julho.