Topo

Coronavírus: museus oferecem tours virtuais e são opção durante isolamento

Museu do Louvre, em Paris Imagem: Getty Images

De Nossa

19/03/2020 04h00

Ainda que seja hora de ficar em casa por conta do coronavírus, graças à internet há muito o que se ver pelo mundo - ainda que virtualmente.

Através do Google Arts & Culture, por exemplo, é possível explorar mais de 2500 museus e galerias de todo o mundo. Entre os destaques, estão obras como The Milkmaid, de Vermeer (no Rijksmuseum, em Amsterdã) ou A Adoração dos Magos, de Da Vinci (na recentemente fechada Galeria Uffizi de Florença).

Conheça os tours virtuais oferecidos em estabelecimentos famosos pelo mundo:

Louvre, em Paris (França)

O famoso museu parisiense oferece tours virtuais pela galeria Apollo, cheia de detalhes e com uma rica história que leva o visitante a uma maior compreensão da França do século 17. Não bastasse isso, você também pode acessar a ala de antiguidades egípcias, com vestígios das civilizações que se desenvolveram no vale do Nilo na era pré-histórica. Acesse pelo site oficial.

Museu Britânico, em Londres (Inglaterra)

Este museu icônico localizado no coração da capital permite que visitantes virtuais percorram o Great Court, um espaço de 8 mil metros quadrados cercado por um teto de vidro espetacular, onde fica a mundialmente famosa Sala de Leitura, oficialmente inaugurada em 2 de maio de 1857. Acesse pelo site oficial.

Mulher observa esculturas originais do Partenon no Museu Britânico, em Londres Imagem: Dylan Martinez

Galeria Nacional de Arte, em Washington D.C (EUA)

Este museu oferece dois tours virtuais. O primeiro é uma exposição sobre a moda americana entre os anos 1740 a 1895, incluindo muitas peças de vestuário das épocas coloniais. A segunda é uma coleção de obras do pintor barroco holandês Johannes Vermeer. Visite pelo site oficial.

Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, em Seul (Coreia do Sul)

Um dos museus mais populares do país, localizado na capital, o tour virtual do Google leva você por seis andares dedicados a vários gêneros de artes visuais nas áreas da arquitetura, design e artesanato. Acesse pelo site oficial.

Museu Pergamon, em Berlim (Alemanha)

O museu é um dos maiores do país e tem muito a oferecer - mesmo que você não possa estar fisicamente lá. Ele abriga muitos artefatos antigos, incluindo a Porta de Ishtar da Babilônia, construída por volta de 575 a.C., e, é claro, o Altar de Pérgamo, estrutura dedicada a Zeus, originalmente construída no século 2 a.C. na Grécia. Acesse pelo site do tour.

Museu Van Gogh, em Amsterdã (Holanda)

Quem é fã deste pintor histórico não precisa se desesperar, o museu oferece um tour virtual pela maior coleção de obras de arte de Vincent van Gogh, incluindo mais de 200 pinturas, 500 desenhos e mais 750 cartas pessoais. Visite o tour virtual.

Museu de Arte de São Paulo

MASP, em São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo é uma organização sem fins lucrativos e o primeiro museu moderno do Brasil. As obras de arte colocadas em molduras transparentes de acrílico fazem parecer que as obras estão pairando no ar. O tour virtual é uma experiência ideal para tempos de quarentena.

Museu Casa de Portinari, em São Paulo

Por meio de imagens interativas em 360º, que permitem visualizar ambientes por todos os ângulos possíveis, o espaço oferece uma experiência fascinante, com trabalhos realizados em pintura mural, técnicas de afresco e têmpera, tudo em torno da arte sacra.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Você pode navegar pelo espaço em um tour virtual 360º e ver em detalhes as obras do ângulo que desejar. O espaço conta com um acervo permanente com mais de 4 mil peças, reunindo trabalhos de expoentes da arte brasileira e mundial.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Coronavírus: museus oferecem tours virtuais e são opção durante isolamento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade