Topo

Giovana Cordeiro gosta de frizz no cabelo e usa óleo de coco para hidratar

A atriz Giovana Cordeiro - Giovana Cordeiro (Foto: Reprodução/ Instagram)
A atriz Giovana Cordeiro Imagem: Giovana Cordeiro (Foto: Reprodução/ Instagram)

Carol Martins

Colaboração para Universa

02/12/2019 04h00Atualizada em 02/12/2019 09h42

Dona de cabelos cacheados e volumosos, a atriz da TV Globo Giovana Cordeiro é adepta de alguns truques e cuidados para manter os fios impecáveis. Mas nem sempre foi assim. "Eu sou muito tranquila com o meu cabelo, mesmo na minha transição, fui deixando. Levou três anos para fazer a transição inteira", conta a atriz.

Giovana conta que usa a hashtag #aguentafirme para motivar as meninas que também passam pela transformação capilar. "Foi por meio disso que eu comecei a cuidar mais do meu cabelo e a compartilhar a minha transição. Foi lá que descobri óleo de coco. Uso desde sempre, não só no cabelo mas também no corpo, no rosto e até a maquiagem eu tiro com ele", disse ela, rindo.

O óleo de coco não sai mesmo da cabeça de Giovana. O produto tem a capacidade de nutrir os fios, reparar a porosidade e prolongar a hidratação. "Até misturo ele com alguns óleos. Mas basicamente passo bastante óleo nos fios, depois faço um coque e vou dormir. No dia seguinte, lavo bem", diz Giovana, que admitiu já ter usado o produto de uma forma inadequada. "Passava óleo de coco nos cabelos, gravava a novela e saía na rua. Só parei quando me falaram que fritava o cabelo."

O óleo também vai com ela para debaixo do chuveiro. "Coloco um pouco nas pontas antes de passar o xampu. Como o xampu é adstringente e lavo bastante os cabelos, a oleosidade do couro cabeludo não chega às pontas. Então o óleo protege do xampu", conta.

Outro produto que Giovana não dispensa para deixar os fios sedosos é a máscara de hidratação. "Gosto de usar no lugar do condicionador porque meu cabelo é mais ressecado. Mas uso condicionador também e alterno com a máscara, que é mais grossa e fixa melhor no cabelo, além de ser ótima para desembaraçar."

O finalizador é outro truque da atriz para sair com os fios estruturados. "Amo passar a espuma para finalizar o cacho. Uso o leave in, no dia a dia, mas ele deixa o meu cabelo mais leve. A espuma é mais pesada, fica com uma laquinha, que eu amo. Depois eu só seco e ele ganha mais volume."

Secar os fios de uma forma saudável é uma condição para que eles recebam os produtos que estão por vir. "Antes de passar qualquer produto, tiro o excesso da água e deixo secar um pouquinho ao natural para passar o produto. Secador só em ocasiões especiais. Também uso a escova raquete porque meu cabelo embaraça muito, por causa dos fios muito finos", diz ela, que dispensa o uso do difusor pois acredita que modifica muito os cachos.

Terror de muitas mulheres, o frizz dos cabelos chega a ter um espaço especial para Giovana. "Tenho bastante frizz e sinto que é uma preocupação muito grande das meninas. Uso óleo e quando não tem, é aceitar que também é bonito, faz parte do cabelo. Eu adoro cabelo que não tem muita definição, cabelo penteado cheião como o da Maria Bethania. É preciso usar isso incorporando no estilo", ensina.

Adepta de conselhos e dicas de produtos caseiros Giovana já realizou testes que deram certo. "Já usei abacate, azeite. Estou louca para fazer uma hidratação com pó de café. Minha irmã fazia para a minha sobrinha gelatina incolor e passava um pouquinho no cabelo para dar aquela textura de laca, mas para mim não funcionou muito porque vi que serve mais para cachos menorzinhos", conta.

Mudar o visual por conta de personagens não assusta a atriz global. Tanto que, para compor a jornalista Moana, de Verão 90, Gioavana deu uma leve aloirada nos cachos, algo que não havia experimentado ainda. E de quebra reforçou os cuidados. "Nunca tinha pintado. Tripliquei a hidratação. Depois da novela, foi crescendo e virou uma californiana. Recentemente pintei ele todo para uma campanha de tinta e como a ponta está descolorida, a cor abriu. Estou adorando."

Meu Cabelo Tem História