Topo

Ícone trans, Laverne Cox fala sobre perder amigos com Aids: "Traumatizante"

A atriz Laverne Cox - Getty Images
A atriz Laverne Cox Imagem: Getty Images

De Universa

01/12/2019 14h38

No Dia Mundial de Combate a Aids, a atriz e ícone trans Laverne Cox deu uma entrevista à revista People em que fala sobre a dor de perder amigos queridos por causa da doença. Laverne diz achar "insano" que doenças relacionadas à Aids ainda matem centenas de milhares de pessoas anualmente, apesar de curáveis.

A atriz afirma que convive com o tema ao longo de sua vida. Ainda criança, dois amigos da sua mãe morreram por complicações decorrentes da doença.

Já adulta, viu um amigo querido que conheceu na época em que trabalhou em uma cafeteria de Nova York "se deteriorar mental e fisicamente" por causa da Aids. "Foi traumatizante."

"Acho que pessoas de certa idade sofrem esse tipo de trauma, vendo pessoas que conhecemos e amamos morrerem. E o trauma do tipo: 'Sou a próxima?'", diz. A atriz salienta que é preciso acabar com o estigma em torno do problema, ainda que o preconceito seja algo muito forte em nossa sociedade até hoje.

"Penso tantas vezes na minha experiência como mulher negra trans... Muitas vezes, se assume que eu sou soropositiva", afirma. "Quando alguém sabe que eu sou trans, a conversa sobre HIV e Aids surge de uma maneira que, se eles não sabem que sou, não aconteceria. São essas as camadas de preconceito, e essas são coisas que internalizamos."

"Temos que falar sobre estigma e vergonha para que as pessoas realmente entendam que é algo contra o qual devemos lutar ativamente".