Topo

Maria Clara Spinelli posa nua para celebrar Dia da Visibilidade Intersexo

Maria Clara Spinelli é famosa por participação na novela "A Força do Querer" - Reprodução/Instagram
Maria Clara Spinelli é famosa por participação na novela "A Força do Querer" Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

26/10/2019 17h01

A atriz Maria Clara Spinelli compartilhou neste sábado (26), em seu Instagram, duas fotos nuas em preto e branco. Mais do que falar sobre autoestima, a artista, que é transgênero, publicou as imagens para celebrar o Dia da Visibilidade Intersexo, comemorado no dia 26 de outubro.

Em uma das imagens, ela aparece apenas de calcinha e abraçada a um crânio com glitter. Em outra, a atriz, conhecida por seu trabalho em "A Força do Querer" e "Carcereiros", posa completamente nua. Além dos cliques, Maria Clara também compartilhou, na legenda da publicação, o poema "Primeira Canção do Beco", lançado por Manoel Bandeira em 1960.

"Teu corpo dúbio, irresoluto / De intersexual disputadíssima / Teu corpo, magro não, enxuto / Lavado, esfregado, batido / Destilado, asséptico, insípido / E perfeitamente inodoro / É o flagelo de minha vida / Ó esquizóide! ó leptossômica", dizia parte do texto.

A atriz recebeu o apoio de seguidores, que elogiaram e parabenizaram Maria Clara pelas imagens. Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, foi uma das pessoas que comentou o post. "Linda", escreveu o rapaz.

Intersexuais são pessoas que não são exclusivamente masculinas ou femininas por conta da "anomalia da diferenciação sexual 46 XY", que surge ainda na vida intrauterina. Até os dois meses de vida intrauterina, a genitália e as gônadas (glândulas sexuais) são idênticas. A partir da oitava semana de gestação, se o feto possuir testículo, ele produzirá hormônio masculino, e consequentemente desenvolverá pênis, uretra e bolsa escrotal. Mas se esse feto não produzir o hormônio masculino ou esse hormônio não agir como deveria, ele nascerá com a genitália incompleta. Pesquisas apontam que há cerca de 1,7% pessoas intersexuais no mundo.