Topo

Diversidade


No Reino Unido, autoridades pedem fim de banheiro unissex

Banheiro unissex estaria causando problemas em alunas - iStock
Banheiro unissex estaria causando problemas em alunas Imagem: iStock

De Universa

06/10/2019 12h42

Resumo da notícia

  • Meninas no período da menstruação ficam em casa por vergonha
  • Algumas meninas estão se arriscando a ter infecções ao se recusarem a urinar o dia todo ou não beberem água
  • Médicos e políticos pediram às escolas que voltassem atrás na mudança para banheiros unissex

Alunas de escolas do Reino Unido estariam se sentindo inseguras e desconfortáveis após algumas unidades adotarem banheiros de gênero neutro, de acordo reportagem do "Daily Mail".

Segundo pais e professores ouvidos pela reportagem, as meninas que estão no período menstrual apresentam ansiedade ao compartilhar os banheiros com os meninos, e algumas delas ficam em casa por "vergonha da menstruação". Elas também evitam urinar com frequência, o que causa infecções.

A instalação de banheiros para pessoas do mesmo sexo foi motivada pelo desejo das escolas de incluir criança transgênero, mas médicos e políticos pediram às unidades que interrompessem esse projeto para evitar mais danos às alunas.

À reportagem, uma médica identificada como Tessa Katz explicou que os efeitos psicológicos de meninas que não se sentem seguras o suficiente para usar banheiros de sexo misto são preocupantes.

Além disso, muitos pais disseram que não foram consultados sobre a mudança. Responsáveis por alunos na Deanesfield Primary School, em South Ruislip, oeste de Londres, por exemplo, lançaram uma petição no mês passado contra a introdução de banheiros unissex.

Uma mãe que tem filhas de 4 e 8 anos na unidade afirmou à reportagem que alunos mais velhos podem facilmente espiar através das cabines individuais dispostas nos banheiros. Já uma porta-voz de grupos de pais de transgêneros, identificada como Stephanie Davies-Arai, disse que as escolas estariam infringindo leis de igualdade se não tornassem os banheiros unissex.

Uma representante de Deanesfield disse: "Continuaremos a apoiar os pais com quaisquer preocupações ou preocupações individuais que tenham".

O parlamentar conservador David Davies, que chegou a afirmar que os direitos dos transgêneros estão substituindo os das mulheres, afirmou: "Se as meninas não se sentem confortáveis em compartilhar banheiros com os meninos, as escolas devem tomar medidas sobre isso, em vez de dizer que as meninas que estão com problema".

Mais Diversidade