Topo

OMS pede medidas em Durban para evitar 13 milhões de mortes por ano

Em Durban

06/12/2011 14h49

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou nesta terça-feira os efeitos da mudança climática como "alerta de saúde pública" e reivindicou ações contra o aquecimento global, que provoca 13 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

"Queremos que essas ações façam parte das negociações de Durban", disse a diretora de Saúde Pública e Meio ambiente da OMS, a espanhola María Neira, em entrevista coletiva em Durban, na África do Sul, sede da Cúpula da ONU contra a Mudança Climática (COP17).

"Ao todo, 25% da mortalidade e morbidade (taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada) mundial poderiam ser evitadas com investimentos ambientais que introduzissem o conceito de saúde. Esses 25% significam 13 milhões de mortes por ano", alertou a médica, em declarações à Agência Efe.

A OMS enviou uma delegação a Durban para pressionar os Governos a incluírem as questões de saúde em suas políticas contra a mudança climática.

"O aquecimento global não é uma questão que atinge apenas as geleiras, mas também a nossa saúde. A poluição do ar causa 3 milhões de mortes e a mudança climática afeta também o acesso de água potável, com o aumento de doenças como diarreia e cólera", acrescentou María.

A diretora de Saúde Pública da OMS alertou ainda sobre o aumento das doenças infecciosas, como a malária e a dengue, devido ao aumento de temperatura.

O Ministério do Meio Ambiente da África do Sul, país anfitrião da COP17, calcula que em seu território aumentará a superfície afetada pela malária em 2050 devido ao aquecimento global, subindo para 7,8 milhões as pessoas expostas ao parasita, das quais 5,2 milhões vivem fora das atuais zonas de risco.

"Se não agirmos agora, estaremos assinando a certidão de óbito da humanidade em 2020", afirmou o médico Hugh Montgomery, do Conselho de Saúde e Clima do Reino Unido, que também participou da entrevista coletiva.

Já o professor Andy Haines, da Escola de Medicina Tropical de Londres, indicou que "as emissões de gases do efeito estufa aumentaram 49% desde 1990".

"Com ações contra a mudança climática, poderemos reduzir significativamente doenças e mortes", acrescentou Haines.