Câmera escondida é achada em quarto de residencial: como evitar espionagem?

Um casal alugou um quarto no Oka Beach Residence, um residencial em Porto de Galinhas (PE), e reparou que havia uma câmera dentro, escondida em um acessório que lembra uma tomada na parede.

Não é a primeira vez que isso acontece e há formas para descobrir se há ou não uma câmera oculta em um local.

A maneira óbvia: olhe todo o local

Pergunte ao dono ou responsável pela casa se há câmeras instaladas no local. Na melhor das hipóteses, ele pode ser franco com você e dizer se há câmeras ou não. E se houver, dizer onde elas estão.

Faça sua própria vistoria no local e olhe minuciosamente por todos os cômodos. A tecnologia miniaturizou as câmeras a ponto de ser possível colocá-las em qualquer objeto comum. O comum é que elas estejam em itens como tomada, relógios, soquetes de luz, carregadores USB, detectores de fumaça, decoração de parede e espelhos.

Atente-se para webcams, que geralmente são bolinhas presas à tela do computador, ou na moldura de cima da tela de um laptop aberto. Já as câmeras de vigilância convencionais são mais fáceis de achar, costumam ter o tamanho de um punho fechado, e são geralmente posicionadas no teto, de preferência nos cantos, onde consegue-se um ângulo de visão maior.

Acompanhe a fiação de aparelhos da casa até as tomadas da parede, para encontrar alguma que tenha escapado de sua checagem visual.

Quanto às câmeras ocultas, uma dica é usar o flash do seu celular como lanterna ao longo de toda a vistoria, pois o brilho da luz poderá refletir na lente de uma câmera dessas, denunciando a sua localização.

Apague todas as luzes e busque por sinais luminosos. Algumas câmeras indicam com um led que estão ligadas. Fazer esse teste pode ajudar a achar equipamentos.

A maneira mais difícil: detector de radiofrequência

O jeito mais preciso é investir em um aparelho chamado detector de radiofrequência —é possível encontrar um em marketplaces.

Continua após a publicidade

Esse detector mostra um indicador de luz que dispara quando encontra um aparelho que esteja trabalhando com sinais de radiofrequência. Basicamente, qualquer câmera que use Wi-Fi ou Bluetooth para enviar ou receber o vídeo em tempo real poderá acionar o detector.

O lado ruim é que eles não devem encontrar as câmeras que estão gravando, mas sem transmitir a gravação em tempo real —já que a transmissão de sinais de rádio estaria desligada.

Mas é permitido?

Caso sejam encontradas gravações, os responsáveis podem responder pelo "registro não autorizado de intimidade sexual". Previsto no Art. 216-B do Código Penal, trata sobre o crime de "produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes". A pena de detenção é de seis meses a um ano, além de multa. Caso você ache uma câmera escondida, vale recolher provas (como fotografar ou filmar), registrar um boletim de ocorrência e informar a plataforma onde a reserva foi feita.

No caso de Porto de Galinhas, não se sabe como o casal alugou a casa. No caso do Airbnb, os anfitriões são obrigados pela empresa a informar aos hóspedes se têm dispositivos de vigilância ativos por lá, e se uma gravação está ocorrendo no momento, segundo o regulamento da empresa.

Vários tipos de equipamentos são considerados dispositivos de vigilância pelo Airbnb. A empresa entende como dispositivo de vigilância câmeras com wi-fi, câmeras de vigilância de bebês, webcams instaladas em monitores de computador, equipamento de monitoramento de bebês, sistemas de vigilância montados ou instalados e smartphones com capacidade de gravação de vídeo e/ou áudio.

Continua após a publicidade

São proibidos quaisquer dispositivos de vigilância em determinados espaços privados (como quartos e banheiros) independentemente de terem sido ou não divulgados.

O hóspede pode cancelar a reserva e receber um reembolso se o anfitrião informar sobre a presença do aparelho depois que a reserva for efetuada.

Vale acionar imediatamente o atendimento do Airbnb assim que descobrir a câmera. O serviço poderá ainda banir o dono da casa do serviço permanentemente.

*Com reportagem de 26/4/2023

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • O Oka Beach Residence foi identificado incorretamente como um resort. O texto foi corrigido.

Deixe seu comentário

Só para assinantes