Topo

Sultão do espaço faz história ao ser 1º árabe a fazer caminhada fora da ISS

Astronauta Sultan AlNeyadi em preparação para caminhada espacial; ele é o primeiro árabe a sair da Estação Espacial Internacional para uma missão - Reprodução/Twitter/Astro_Alneyadi
Astronauta Sultan AlNeyadi em preparação para caminhada espacial; ele é o primeiro árabe a sair da Estação Espacial Internacional para uma missão Imagem: Reprodução/Twitter/Astro_Alneyadi

De Tilt*, em São Paulo

29/04/2023 10h38Atualizada em 29/04/2023 12h50

O astronauta emirati Sultan Al-Neyadi, apelidado de "Sultão do espaço", fez história nesta sexta-feira (28) por ser o primeiro árabe a caminhar no espaço. Ele faz parte de uma missão de seis meses que tem o objetivo de preparar as futuras instalações do sistema de energia da ISS, a Estação Espacial Internacional.

AlNeyadi tem 41 anos e é segundo astronauta dos Emirados Árabes Unidos, e quarto astronauta de um país árabe. No entanto, é o primeiro a participar de uma caminhada espacial - exercício feito na parte exterior da Estação Espacial Internacional.

O exercício durou ao todo sete horas e foi feito junto ao astronauta norte-americano Steve Bowen, da Nasa. Eles cumpriram com sucesso a missão de instalar parte de um sistema para aumentar a captação de energia solar na estação chamado iRosa (ISS Roll-out Solar Array).

No Twitter, Salem AlMarri, diretor do MBRSC (Centro Espacial Mohamed ben Rachid), dos Emirados Árabes Unidos, deu os parabéns a AlNeyadi e classificou o evento um "dia histórico". Ele disse ainda que os Emirados Árabes Unidos se tornaram o 10º país a participar de uma caminhada espacial.

Sultan AlNeyadi viajou para a ISS em março deste ano no foguete Falcon 9, da SpaceX. Sua missão deve durar seis meses, o que deve fazê-lo o árabe a passar mais tempo no espaço.

Antes da viagem, ele esclareceu que estando no espaço ele estava liberado de viver o jejum do Ramadã, data sagrada para os muçulmanos. "Estarei em situação de viajante, e na verdade podemos interromper o jejum. O jejum não é obrigatório se você não se sente bem", disse em entrevista no início do ano.

*Com agências internacionais