Missão Dart: imagem de asteroide após colisão com nave da Nasa é divulgada

Objetivo da missão DART, ilustrada na imagem, foi bater em asteroide para desviá-lo de rota - Nasa
Objetivo da missão DART, ilustrada na imagem, foi bater em asteroide para desviá-lo de rota Imagem: Nasa

Bruna Souza Cruz

04/03/2023 13h58

O Telescópio Espacial Hubble registrou uma série de fotos do momento em que a nave da missão 'kamikaze' Dart atinge o asteroide Dimorphos, como primeiro teste de um sistema de defesa planetária.

A rocha espacial não oferece ameaça à Terra. O plano dos cientistas da Nasa é testar possibilidades para mudar a rota de um potencial asteroide que esteja vindo em direção ao nosso planeta num futuro hipotético.

De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, a nave bateu de frente com o asteroide a uma velocidade de 13.000 milhas por hora (o equivalente a quase 20.922 Km/h), e explodiu mais de 1.000 toneladas de poeira e rocha.

As imagens (compiladas num vídeo) revelam "mudanças surpreendentes e notáveis, hora a hora, à medida que poeira e pedaços de detritos eram lançados no espaço", disse a Nasa.

O vídeo registra a separação do asteroide Dimorphos após ser atingido, em 26 de setembro de 2022, por meio de uma visão lateral do telescópio Hubble — as imagens mostram partes luminosas em azul no centro da tela.

"Os detritos voam para longe do asteroide em linhas retas, movendo-se a mais de seis quilômetros por hora (rápido o suficiente para escapar da atração gravitacional do asteroide, de modo que não caia de volta no asteroide)", explica a agência.

"O material ejetado forma um cone amplamente oco com filamentos longos e fibrosos", acrescentou.

Os registros destacam ainda que 17 horas após o impacto o padrão de detritos entrou em um segundo estágio. "As estruturas mais proeminentes são características rotativas em forma de cata-vento. O cata-vento está ligado à atração gravitacional do asteroide companheiro, Didymos."

Trajetória alterada

Um estudo recente mostrou que a 'missão suicida' contra o asteroide foi 'bem-sucedida'.

Como o objetivo não era destruir a rocha espacial, mas empurrá-la para mais longe, isso foi conseguido com sucesso. O choque alterou o curso do asteroide um pouco mais do que o calculado anteriormente — tudo foi transmitido ao vivo.

"O teste Dart foi fenomenalmente bem-sucedido. Agora sabemos que temos uma técnica viável para potencialmente prevenir o impacto de um asteroide se um dia precisarmos", disse o cientista planetário Terik Daly, autor e líder de um dos estudos publicados na revista Nature sobre a missão.

A missão é chamada suicida, pois a nave foi destruída com a colisão — ela foi criada para isso.