Topo

Musk: compra do Twitter não prosseguirá sem garantias sobre contas falsas

Elon Musk é atualmente a pessoa mais rica do planeta, segundo a revista Forbes Imagem: GETTY IMAGES

De Tilt, em São Paulo

17/05/2022 06h42Atualizada em 17/05/2022 17h38

O bilionário sul-africano Elon Musk, presidente-executivo da Tesla e fundador da SpaceX, voltou a dizer, hoje, que seu acordo de compra do Twitter não pode avançar, a menos que ele receba garantias de que menos de 5% das contas na plataforma são falsas.

"Ontem, o CEO do Twitter se recusou publicamente a mostrar provas de <5%", tuitou Musk, que tem quase 94 milhões de seguidores na rede social, sobre sua exigência para confirmar se menos de 5% das contas são falsas e/ou de spam.

"O acordo não pode avançar até que ele faça isto", completou.

Na última sexta-feira (13), Musk anunciou que o acordo de compra do Twitter estava temporariamente suspenso porque ele aguarda mais detalhes a respeito de contas falsas existentes na plataforma.

O bilionário atualmente a pessoa mais rica do planeta, segundo a revista Forbes, com uma fortuna avaliada em US$ 230 bilhões.

O anúncio da intenção de comprar a rede social foi feito em abril, mas a oferta estimada em US$ 44 bilhões está suspensa até que Musk fique satisfeito com dados do Twitter sobre o número de contas falsas e de spam existentes.

O presidente-executivo da rede social, Parag Agrawal, afirma que a plataforma suspende mais de meio milhão de contas que parecem falsas a cada dia, geralmente antes mesmo de serem vistas, e bloqueia milhões por semana que não passam nas verificações para garantir que sejam controladas por humanos e não por um software.

Ontem, o empresário sul-africano respondeu Agrawal com ironia, em uma conversa sobre a identificação de contas spam. Em resposta ao CEO da rede social, que explicou sobre o método utilizado pela plataforma para identificar as contas falsas, Musk publicou um emoji de cocô.

O dono da Tesla demonstrou incômodo quando Agrawal revelou não poder expor uma estimativa de quantas contas spam existem na plataforma, já que o processo de identificação usa de informações privadas.

"Infelizmente, não acreditamos que essa estimativa específica possa ser divulgada externamente, dada a necessidade crítica de usar informações públicas e privadas (que não podemos compartilhar)", explicou ele.

Na opinião de Musk, o fato de que uma informação desse calibre não esteja disponível para anunciantes e investidores é prejudicial, já que não há como eles saberem "o que estão recebendo pelo seu dinheiro".

"Então, como os anunciantes sabem o que estão recebendo pelo seu dinheiro? Isso é fundamental para a saúde financeira do Twitter", publicou Musk.

O presidente-executivo do Twitter tentou esclarecer que cada revisão dos perfis é baseada nas regras da plataforma, usando dados públicos e privados para identificar se uma conta é falsa. Essas informações privadas podem incluir números de telefone. Musk ironizou: "Você já tentou ligar para eles?".

Na última sexta (13), bilionário revelou nas redes sociais que o Twitter utiliza uma amostra de 100 seguidores para calcular a filtragem de contas de bots (contas automatizadas) —após ser questionado por um usuário. Ele afirmou que estava esperando dados sobre o número total de contas spam na plataforma.

Um dia depois, Musk publicou que o Twitter o acusou de violar um acordo de confidencialidade ao anunciar que esse era o tamanho da amostra, o que gerou o debate com Parag Agrawal.

*Com AFP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Musk: compra do Twitter não prosseguirá sem garantias sobre contas falsas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Redes sociais