Topo

Tem crase? Site resolve de vez uma das 'grandes questões da humanidade'

Site temcrase.com ajuda a compreender acentuação - Reprodução
Site temcrase.com ajuda a compreender acentuação Imagem: Reprodução

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

24/02/2022 04h00

"Vou a, volto da, crase em a". Se em algum momento você utilizou esse pequeno ditado é porque já ficou na dúvida sobre o momento certo de sinalizar uma crase num texto. Pensando ajudar quem precisa escrever com o português correto, um desenvolvedor decidiu criar um site que indica onde ela deve ser colocada.

Trata-se do temcrase.com, criado pelo desenvolvedor Gabriel Nunes — e, caso não se lembre da regrinha: a crase é a união da preposição "a" com o artigo feminino "a".

"Eu estava cansado de pesquisar por dúvidas de crase e cair em blogs que se enrolavam para dar a resposta. Ou, às vezes, tentavam explicar de uma forma muito 'gramatical' e me deixavam com mais dúvida ainda. Eu queria só um 'sim' ou 'não'", afirmou a Tilt.

E foi exatamente isso que ele fez. A criação de Gabriel possui um campo onde as pessoas podem colocar a frase que tem dúvida e recebem a resposta direta.

O site ainda traz outras formas que você poderia escrever tal frase. Por exemplo, se você pesquisar por "vou à praia tem crase?", receberá a resposta que sim, o motivo de ter de colocar a crase e ainda a informação que também poderá usar o termo "vou para a praia".

Como o site sabe quando está certo?

A plataforma é alimentada por meio de um banco de dados onde as informações são cadastradas manualmente pelo criador. A planilha é pública, está disponível no site e pode ser preenchida por qualquer um que queira auxiliar na iniciativa.

"Por isso podem ter termos que já estão respondidos na planilha mas ainda não aparecem no site. A planilha foi a forma que eu encontrei de qualquer pessoa ter acesso e poder contribuir nas respostas", conta Gabriel.

O desenvolvedor chegou a postar em suas redes sociais um pedido para que algumas pessoas auxiliem a responder as questões. "Me ajude a criar o maior dicionário sobre crase do mundo", disse ele.

Ou seja, pode ser que você coloque alguma frase que ainda esteja sem a resposta. Quando isso acontece, o site diz não saber a resposta e envia a seguinte mensagem: "Eu ainda não tenho a resposta! Mas, fica na tranquilidade, nossos robôs já foram avisados da sua dúvida e vão analisá-la para colocar na lista para a próxima vez".

Segundo Gabriel, quando o sistema não encontra a resposta, o desenvolvedor salva essas informações na ferramenta de analytics do site, como um termo que ele não sabe. "Assim, fica mais fácil eu filtrar e encontrar os termos que mais foram pesquisados e ainda não estão na ferramenta. Toda semana eu revejo essas buscas e adiciono na planilha para alguém responder", explica.

Além do auxílio pedido publicamente, Gabriel conta com a ajuda de uma amiga redatora que possui um projeto chamado "Qual é o certo?", que tira dúvidas sobre português. Ele conta que após fazer a postagem no Linkedin, mais pessoas apareceram para ser voluntários e responder dúvidas.

"Vieram várias pessoas, a maioria professoras, revisoras e redatoras", lembra.

De acordo com Gabriel, os termos mais pesquisados no site nos últimos dias foram "ir a praia", "referente a", "vou a Roma" e "vou a Bahia". E você, tem alguma dúvida sobre crase? Joga lá no sistema para ver se ele tem a resposta.