Topo

Além de Netflix e Amazon: saiba como encontrar filmes e ver TV online

homem segurando controle em frente de uma smart tv; televisão, tv, controle remoto - Getty Images
homem segurando controle em frente de uma smart tv; televisão, tv, controle remoto Imagem: Getty Images

Marcos Bonfim

Colaboração para Tilt, em São Paulo

05/02/2022 04h00

Os brasileiros se acostumaram tanto com os serviços de streaming que o país se tornou um dos maiores mercados do mundo em número de assinantes para as plataformas do segmento, como Netflix, Amazon Prime, Disney+ e GloboPlay.

A crise financeira e o aumento do valor das assinaturas, no entanto, como no caso da Netflix, podem ser complicadores para os usuários conseguirem manter as plataformas. A boa notícia é que existem diversas outras plataformas com catálogos de filmes, séries e programação linear de emissoras onde você pode assistir sem ter que assinar, seja a partir de sites ou de aplicativos.

Abaixo, listamos algumas opções:

Pluto TV

Streaming gratuito da ViacomCBS com um modelo que se sustenta com anúncios publicitários, a PlutoTV chegou ao Brasil no fim de 2020. A plataforma oferece hoje mais de 50 canais ao vivo como Comedy Central, Paramount Network, Nickelodeon, Nick Jr. e Telefe.

A ferramenta também conta com conteúdos on demand, onde o usuário pode contar com opções de filmes, séries e reality shows em diversos gêneros. O serviço está disponível gratuitamente em smartphones e tablets iOS e Android, smart TVs, aparelhos de streaming, além do próprio site.

Vix

Outra opção é a Vix Filmes e TV Grátis, lançada no país em meados de 2020. O serviço dispõe de mais de 1.500 horas de programação, entre filmes, documentários, séries, novelas e vídeos abordando variadas temáticas. Atualmente, a plataforma recebe entre 200 mil e 250 mil usuários únicos por dia.

O acesso ao catálogo pode ser feito tanto pelo navegador quanto por aplicativo para Android ou iOS. Além disso, o serviço está disponível em plataformas de TV conectada, como Amazon Fire, Apple TV, Roku e ChromeCast, ou você pode assistir no navegador.

NetMovies

Ex-concorrente da Netflix, a NetMovies faz sucesso com quem gosta de filmes mais antigos, entre nacionais e internacionais. Também com modelo baseado em publicidade, o serviço tem mais de 2,5 mil títulos em seu catálogo, contando também com séries.

Além da plataforma, disponível para iOS, Android, no navegador e smart TVs, a NetMovies conta com um canal no YouTube, com mais de 3 milhões de inscritos, onde coloca um filme novo todos os dias. As 14 películas mais assistidas, entre elas Zambézia, O Grande Urso e Vingança implacável, somam quase 340 milhões de visualizações.

Tubi TV

Com um catálogo de 10 mil filmes gratuitos, a Tubi é uma plataforma que chama a atenção, especialmente por contar com títulos mais recentes. Oferece ainda diversidade em relação aos gêneros, como romance, ação, animes, comédia, LGBTQIA+, fé e drama; e estilos, como filmes, séries, documentários, realities e stand-up comedy.

Os poréns ficam por conta do idioma, logo que a única legenda disponível é em inglês, e porque os aplicativos não estão disponíveis para o Brasil. Para acesso aos conteúdos, o usuário precisa usar o site da plataforma ou pelo browser da smart TV.

SPCine Play

Uma iniciativa da prefeitura de São Paulo para incentivar a sétima arte, a SPCine Play é uma plataforma pública de streaming e exibe filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo. Os conteúdos são disponibilizados na ferramenta simultaneamente aos eventos e permanecem lá.

Além de filmes e de obras de grandes cineastas como Hector Babenco, Zé do Caixão e Suzana Amaral, a plataforma apresenta também shows, espetáculos e performances que acontecem em São Paulo. O serviço está disponível para todo Brasil e o acesso é feito pelo site www.spcineplay.com.br. A reprodução do conteúdo é pela plataforma Looke. Quem não tem uma conta, consegue abrir uma rapidamente.

TV aberta

As emissoras de TV aberta também contam com opções de conteúdos gratuitos. A Globo, com o Globoplay, permite que usuários assistam à programação ao vivo e ainda outras obras mais antigas da emissora. Vez por outra ela libera também algum lançamento. Os demais conteúdos, no entanto, são apenas para assinantes, com pacotes a partir de R$ 19,90 por mês.

A Record, com o PlayPlus, adota um modelo similar ao do Globoplay, com transmissão ao vivo da programação e trechos de programas como novelas e realities. A plataforma pode ser acessada tanto no navegador quanto em aplicativos para Android e iOS. Quem opta por assinar a ferramenta, precisa pagar mensalmente R$ 15,90.

As outras duas principais emissoras, o SBT, com o SBT Vídeos, e a Band, com a BandPlay, oferecem tanto conteúdos ao vivo quanto on demand e, até o momento, não têm o modelo com assinaturas. A plataforma do SBT funciona tanto no navegador quanto em aplicativos para modelos Android e iOS; já a da Band, só em aplicativos para os sistemas operacionais - ou acessando o próprio site oficial da emissora no navegador.