Topo

Me ajuda, esqueci a senha do Google. Como eu recupero?

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Juliana Stern

Colaboração para Tilt

04/02/2022 04h00

Para muitas pessoas a conta no Google é uma das mais importantes no dia a dia conectado na internet. Além de acessar o serviços da própria empresa, como o Gmail e Google Drive, ela também pode ser usada para liberar o acesso em redes sociais, portais de notícia e outros sites.

Portanto, saber como recuperar sua conta Google é muito importante. Esquecer a senha, o email, precisar recuperar uma conta excluída... pensando nisso, Tilt mostra a seguir o passo a passo de como fazer tudo isso.

"Esqueci a senha"

Se você não consegue acessar sua conta Google por ter esquecido sua senha, basta seguir as etapas de recuperação.

Você pode começar clicando no link "esqueci minha senha" na área de login da conta Google ou Gmail. Você precisará ter em mãos o seu email usado para login na conta Google ou um telefone cadastrado — se você também não lembra o email, veja o próximo tópico.

Uma vez informado o email ou telefone cadastrado no Google, você receberá um alerta para verificar sua identidade em um dos dispositivos conectados à sua conta. No meu caso, recebi um alerta no meu celular.

Caso você não tenha outro dispositivo conectado ao Google, é possível pedir para receber um código de verificação no seu email cadastrado como "email de recuperação".

Se você também não tem um endereço para recuperação cadastrado, o Google enviará um link em seu email principal da conta para redefinir sua senha depois de 6 horas.

"Esqueci meu email"

Em casos em que você não se lembra do email, o Google ajuda recuperar a conta a partir do seu nome de usuário. Para encontrá-lo, o sistema precisará do email de recuperação cadastrado anteriormente no momento em que você criou seu perfil ou do número de telefone vinculado à sua conta.

Com esses dados em mãos, acesse o link para recuperação e forneça as informações solicitadas pelo sistema, como o nome completo usado em sua conta Google. Siga as instruções até receber uma lista de usuários correspondentes à sua conta.

Dica: Não só no Google, a maioria das redes sociais pedem emails alternativos e a vinculação de números de telefone para auxiliar na recuperação da conta, caso necessário. Mantenha essas informações sempre atualizadas para não ter dor de cabeça para recuperar seus logins.

Outros motivos

Se você sabe o seu email e senha, mas, mesmo assim, ainda não consegue efetuar o login, a plataforma conta com uma aba específica para ajudar.

Acesse "Não é possível fazer login na sua Conta do Google" e selecione a alternativa que mais se assemelha ao seu problema. Depois disso, é só seguir as instruções e responder as perguntas para verificar sua identidade.

Recuperar uma conta excluída

Se você excluiu sua conta do Google, talvez consiga recuperá-la. Mas, se já faz um bom tempo que a conta foi desativada, não é garantido que os dados, como os emails enviados e recebidos, dados da agenda e outros, sejam recuperados.

Para recuperar uma conta excluída basta seguir os passos de recuperação da conta informando seu email e senha.

Alguém está usando sua conta?

Se você acha que alguém invadiu sua conta do Google, a página específica na central de ajuda conta com um guia para como recuperar e proteger sua conta.

O Google solicitará para que você faça o login com sua conta, analise as atividades e os últimos dispositivos que a acessaram recentemente. Depois, você poderá ativar a verificação de duas etapas e configurar sua conta para proteger melhor seus dados.

Ainda não conseguiu?

Se você ainda não conseguir fazer login, siga estas etapas para aumentar suas chances de acessar a Conta do Google.

  • Usar um dispositivo e local conhecidos para acesso

Use um computador, smartphone ou tablet em que você faz login com frequência. Use o navegador de costume e esteja em um local que você normalmente faz o login em suas contas, como na sua casa ou no trabalho.

  • Seja exato com senhas e respostas a perguntas de segurança

Os detalhes são importantes. Portanto, evite erros de digitação e preste atenção à diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas.

  • Dê o seu melhor palpite

Se uma pergunta de segurança for feita e você não lembra, faça o seu melhor chute. Se não conseguir de primeira, tente mudar algumas palavras-chaves. Por exemplo, tente "SP" em vez de "São Paulo" ou "Zé" em vez de "José".

O mesmo vale para se o sistema pedir sua senha mais recente.

  • Responder o maior número possível de perguntas

Tente não pular perguntas. Se não tiver certeza sobre uma resposta, dê seu melhor palpite em vez de pular para outra pergunta.

  • Inclua detalhes

Se a plataforma perguntar qual o problema para o login, informe com a maior riqueza de detalhes possível. Por exemplo, informe se há uma mensagem de erro específica, se acredita que sua conta foi comprometida, se mudou sua senha e não a lembra, etc.