Topo

Dá até para personalizar: veja como criar link para conversa no WhatsApp

Qualquer um pode criar link para conversa no WhatsApp; saiba como - Getty Images
Qualquer um pode criar link para conversa no WhatsApp; saiba como Imagem: Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

22/12/2021 04h00Atualizada em 17/05/2022 19h16

Você provavelmente já se deparou com lojas online que permitem, ao clicar no ícone do WhatsApp, ir diretamente para um chat com a marca na plataforma. Mas isso não vale só para lojistas: qualquer um pode criar um link para uma conversa no WhatsApp.

Essa é a maneira mais prática e simples de direcionar as pessoas para uma conversa com você, disponibilizando para quem quiser. Você quer criar um link para a sua conversa no WhatsApp?

Confira o tutorial abaixo.

Como criar link para conversa no WhatsApp

1. Na barra de pesquisa do seu navegador digite "https://wa.me/" (sem as aspas).

2. Após a barra ("/"), insira o número do seu celular com código do país e da cidade onde você mora. No caso de São Paulo seria 55 (código do Brasil) + 11 (código de SP). Ficaria assim: https://wa.me/5511000000000.

Esse é um link básico no qual a pessoa será direcionada para a sua conversa. Entretanto, é possível ainda dar uma incrementada.

Caso você queira acrescentar uma mensagem automática personalizada para a pessoa te mandar em um primeiro momento, é possível incluir nesse link. Confira abaixo como:

Como criar um link para conversa no WhatsApp com mensagem automática

1. No final do link, insira "?text=" (sem as aspas) e a mensagem desejada.

Contudo, há uma maneira diferenciada de dar o espaçamento entre as palavras. Caso contrário, sua mensagem ficará "Oi,tudobem?", por exemplo, sem espaço nenhum.

Dessa forma, sempre que for dar um espaço, você precisa digitar "%20" (sem as aspas).

Pronto, agora você tem o seu link personalizado. Basta copiar e colar na sua bio do Instagram, em um Stories, ou onde mais desejar.