PUBLICIDADE
Topo

Me ajuda, como tirar melhores fotos de paisagem com o celular

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

03/12/2021 04h00Atualizada em 03/12/2021 16h10

Adora tirar fotos com o celular? Pois saiba que dicas simples vão ajudar você a capturar imagens muito melhores de paisagens. Explorando o potencial do seu aparelho, é possível deixar a cena alinhada, destacar detalhes, usar a luz a seu favor, entre outros "truques".

Tilt conversou com os profissionais Raphael Malta, de Guapamirim (RJ), fotógrafo há quatro anos e especializado em fotos de paisagens, e Tita Viviane, de São Paulo (SP), formada pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e há sete anos na profissão. Confira abaixo dicas de quem manja do assunto:

1 - Verifique se a lente da câmera está limpa

A dica é óbvia, mas nem todo mundo se preocupa em limpar as câmeras dos celulares antes de fazer uma foto.

A gordura dos nossos dedos ao manusear o telefone, por exemplo, pode deixar as lentes com marcas não muito visíveis a olho nu. Tirar e colocar o celular no bolso da calça também pode ajudar nisso.

Se você não tomar cuidado, existe o risco de as fotos ficarem com aspecto embaçado.

2 - Encaixe a cena conforme a linha do horizonte

dica fotos paisagem 1 - Raphael Malta - Raphael Malta
Imagem: Raphael Malta

Na hora de fotografar uma paisagem é muito importante que a linha do horizonte esteja reta para não passar a impressão de que a imagem está "caindo", segundo os especialistas.

Para isso, o ideal é ativar o grid nas configurações da câmera (aquelas linhas que acabam formando uma grade na tela).

Uma vez ativado, agora é só posicionar a cena considerando o horizonte em uma dessas linhas. Assim você terá a certeza de que a imagem sairá bem alinhada.

Hoje em dia o Android e o iPhone possuem esse recurso dentro das configurações de câmera dos aparelhos. É só manter habilitado.

3 - De olho no foco

dica fotos paisagens 4 - Tita Viviane - Tita Viviane
Imagem: Tita Viviane

A nitidez de uma foto de paisagem depende diretamente do foco que a câmera usou para capturar a cena.

Para ajustar essa configuração, basta tocar na tela em cima do objeto/cena que você deseja destacar.

Uma vez acionado, o celular tende a fixar a lente no local desejado, tornando a captura dessa cena o mais fiel possível.

Existem ainda modelos que trabalham com o desfoque de fundo. Ou seja, uma flor fica em destaque e todo o fundo fica borrado. Você pode usar e abusar desses recursos para tornar suas fotos ainda mais criativas.

Nesse momento, basta tocar em cima do objeto para focar nele.

4 - Estabilização

Procure segurar o celular com as duas mãos para ter maior estabilidade na hora de tirar a foto. Isso pode ajudar a evitar imagens tremidas.

Se puder, utilize também um tripé ou um suporte bem fixo que dê essa estabilidade ao smartphone.

5 - Use o elemento humano

dica fotos paisagem 2 - Raphael Malta - Raphael Malta
Imagem: Raphael Malta

Se você estiver em um local em que a paisagem ao fundo possui elementos grandes e você quer dar toda essa dimensão, basta usar uma pessoa ou um objeto em tamanho real durante a captura.

Na foto acima, note que duas pessoas estão bem no centro da imagem. A fotografia mostra bem o quanto os elementos da natureza são maiores do que elas.

"Pessoalmente eu gosto quando a pessoa fica pequena, porque, assim ela não tira atenção do lugar, mas você pode testar de outras formas", diz Malta.

6 - Não se esqueça dos detalhes

dica fotos paisagens 3 - Raphael Malta - Raphael Malta
Imagem: Raphael Malta

Uma vez garantido o clique da paisagem como um todo, foque nos detalhes. Observe as árvores, o percurso que te levou até o lugar, as flores ou até mesmo a vida animal que existe por perto.

Essas particularidades vão ajudar você a contar uma história melhor com suas fotos de paisagem.

Existem celulares que possuem uma lente chamada macro. Com ela, é possível capturar detalhes de objetos bem aproximados. Geralmente, os smartphones com três câmeras usam uma delas para isso (como as linhas Galaxy S21 e iPhone 13 Pro).

Detalhes de uma flor capturados com a câmera de um celular - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Detalhes de uma flor capturados com a câmera de um celular
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

7 - Deixe a criatividade rolar

Você escolhe a composição da sua fotografia. Uma dica é explorar o local.

Movimente-se a procura de ângulos diferentes para as suas fotos. Vá treinando o seu olhar para que ele consiga observar ideias de cenas ao seu redor.

Ande para frente ou para trás, direcione o celular para cima, para baixo, para a direita ou esquerda para ajustar o que quer, ou não quer na imagem e finalmente ter uma captura mais bonita e significativa.

Claro que nessas horas você também pode sair disparando a câmera do smartphone aleatoriamente. Siga sua intuição. A diferença ao adotar a dica acima é que os cliques ficarão mais direcionados.

8 - Que haja luz

dicas de fotos paisagens 6 - Tita Viviane - Tita Viviane
Imagem: Tita Viviane

A luz é, definitivamente, sua melhor aliada para fotos de paisagem. Só tome cuidado em dias de muito Sol para que a luz não tome conta de toda a cena e o resultado fique sem definição.

Para fotos noturnas, alguns celulares do mercado trabalham com o modo noturno, que ajuda a equilibrar contraste, nitidez e cores em ambientes com pouca luz. Mas não espere milagres.

Os modelos mais caros tendem a ter um resultado melhor. Os intermediários e básicos já têm mais dificuldades com esse recurso.

"A não ser que você goste e queira esse efeito [fotos mais granuladas], busque fotografar durante o dia, especialmente de manhã ou à tarde. Suas fotos terão mais nitidez e um aspecto mais poético", afirma Viviane.

9 - Escolha bons aplicativos para edição

O Instagram, por exemplo, tem vários filtros que podem deixar mais interessante o estilo da sua fotografia, o que se torna bem rápido para uma edição básica segundos depois da captura.

Mas existem uma série de aplicativos, gratuitos e pagos, que também dão uma ajuda na hora de melhorar imagens. O fotógrafo Matt Hart, em uma publicação para o Tech Radar, afirma que utiliza o aplicativo Snapseed (disponível para Android e iOS) capaz de escurecer o céu e trazer efeitos mais densos.

Enquanto, o app Lightroom (disponível para Android e iOS) é usado às vezes para trabalhos mais elaborados. O Darkroom (Android e iOS) também é outra opção usada por profissionais da fotografia.

10 - Tente o preto e branco

Experimente o modo para fotos preto e branco. Hart afirma que a técnica "dará às suas imagens de paisagem um toque clássico e atemporal". Ele ajuda a enfatizar os tons e a iluminação de áreas diferentes de um panorama.

A maioria dos celulares já permite utilizar o recurso após a captura, diretamente na parte de edição de fotos do aparelho. Mas também é possível usar os apps de edição ou filtros de redes sociais para mudar as cores da sua fotografia.

Desse jeito, você irá conseguir mostrar regiões com um tom mais dramático, como a foto de um céu ou uma estrada, por exemplo.