Topo

Captura de tela com gesto: usuários se chocam com truque de celular Samsung

Captura de tela em celulares Samsung - Reprodução
Captura de tela em celulares Samsung Imagem: Reprodução

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

17/12/2020 18h39

Você sabia que dá para tirar uma captura de tela no seu celular Samsung apenas passando a mão sobre a tela?

Uma postagem que viralizou no Twitter deixou muitos usuários de Android em choque. Há outras maneiras de tirar um captura além do clássico comando de pressionar os botões volume para baixo e liga/desliga ao mesmo tempo.

Em alguns modelos de smartphones Samsung, especificamente, é possível fazer isso com um simples gesto: passar a mão de um lado ao outro da tela.

O tuíte de Carter, do perfil @essediafoilouco, dividiu opiniões. Alguns disseram que usam a tática há anos, desde modelos antigos como o Galaxy S2; outros não faziam ideia de que havia esse atalho; e também há quem conheça o gesto, mas prefere não utilizá-lo.

"De vez em quando acaba tocando acidentalmente alguma coisa. Com os dois botões não tem erro. Pelo menos é o que funciona pra mim. Sem clubismo!", respondeu o jornalista esportivo Anselmo Caparica.

"Eu nem sei quais seriam esses dois botões, só sei fazer esse swipe", disse o internauta Bruno Pessoa, para espanto geral.

Nos aparelhos Samsung equipados com esta função, ela vem ativada de fábrica. De qualquer forma, é fácil conferir se está habilitada:

1. Abra o menu "Configurações";
2. Toque em "Recursos Avançados";
3. Toque em "Movimentos e gestos";
4. Verifique se a opção "Deslizar a lateral da mão para capturar" está ativada.

Depois, é só usar o recurso:

1. Abra a tela que quer capturar;
2. Posicione sua mão na lateral do lado direito ou esquerdo, encostando o dedo mindinho na tela;
3. Sem levantar a mão, arraste suavemente ela até o outro lado.

O método requer certa prática. Mesmo para quem está acostumado, podem acontecer erros, como acabar selecionando alguma opção da tela ou passando pro lado (como no caso de uma página de livro), em vez de capturá-la.

De acordo com a Samsung, o recurso está disponível desde o Galaxy S3, de 2012. A funcionalidade atualmente está presente em "todos os produtos do portfólio de smartphones Galaxy", segundo a companhia. Alguns usuários de modelos de anos anteriores, como os da série J, relataram no Twitter que não há a função em seus aparelhos.

O menu "Movimentos e Gestos" inclui outras funções inteligentes que podem ser selecionadas ou desativadas, como ligar a tela ao levantar o celular ou ao dar duas batidinhas nela, silenciar alarmes e ligações com gestos, ou iniciar chamadas e mensagens com um toque.