Topo

Celulares Android poderão compartilhar apps sem conexão com a internet

Pixabay
Imagem: Pixabay

Vinícius de Melo

Colaboração para Tilt

07/12/2020 15h29

Sem tempo, irmão

  • Google adicionou nova função ao sistema ?Compartilhar por proximidade?
  • Além de arquivos de mídia, será permitido enviar e receber aplicativos da Play Store
  • Sistema pode ajudar usuários que estão momentaneamente sem internet

O Google anunciou que vai adicionar um novo recurso ao seu sistema de "Compartilhar por proximidade" ("Nearby Share", em inglês). Agora, os usuários poderão fazer transferência de aplicativos entre si sem estarem conectados à internet.

O sistema funcionará a partir da própria Play Store, onde a tela "Meus apps e jogos" ganhará uma nova aba, chamada "Compartilhar app". Ao ser ativada, ela permitirá selecionar os aplicativos para envio para outro celular. Vale lembrar que o destinatário precisa estar com o modo de recepção ativado em Configurações > Google > Conexões do Dispositivo > Compartilhar por Proximidade.

O recurso escolhe automaticamente o melhor protocolo para compartilhamento rápido e fácil dos celulares em questão, usando Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC (uma interface desenvolvida pelo consórcio W3C) ou wi-fi direto, permitindo que você compartilhe mesmo quando estiver totalmente offline.

A nova ferramenta pode ser uma ótima opção para quem deseja baixar um aplicativo novo, mas que está sem internet no momento, ou até mesmo para economia na franquia de dados.

Para isso, basta que alguém por perto tenha o app instalado no celular e compartilhe com você. Agora você não terá desculpas agora para ficar sem usar a rede social ou o game que são febres do momento.

Atualização no sistema de compartilhar por perto do Android - Divulgação/Google - Divulgação/Google
Imagem: Divulgação/Google

O sistema só não deve ajudar muito em casos de aplicativos que exigem download de conteúdo posterior, como alguns jogos. De acordo com o Google, a novidade dentro do sistema de compartilhamento estará disponível já nas próximas semanas.

Similar ao Airdrop da Apple, a função "Compartilhar por proximidade" foi lançada em agosto deste ano pela gigante da tecnologia e está disponível em aparelhos com Android na versão 6.0 ou posterior.