PUBLICIDADE
Topo

Não fique no rabisco: faça desenho e até personagem de anime com estes apps

Rawpixel/iStock
Imagem: Rawpixel/iStock

Laura Martins

Colaboração para Tilt

31/05/2020 04h00

O distanciamento social nos forçou a criar uma nova rotina, e muita gente está aproveitando para aprender algo novo ou aprimorar um hobby. Que tal, então, aprender a desenhar? Essa é uma atividade que te ajudará a desenvolver sua criatividade, coordenação motora e melhorar sua percepção visual.

E não precisa achar complicado demais começar... Com os aplicativos listados por Tilt, basta o seu celular, papel e lápis!

SketchAR

SketchAR - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos aplicativos mais completos, ele usa realidade aumentada para ensinar os desenhos. O usuário escolhe a imagem que deseja, aponta a câmera para o papel e ele mostra na tela do celular o que e onde deve ser desenhado.

Ele é dividido em três abas: lições (a página inicial que mostra as novas opções e os desenhos em alta), biblioteca (divididos em categorias como animais, lettering, entre outros) e o seu perfil, para guardar galerias e projetos.

O aplicativo possui variedade de lições gratuitas, mas grande parte do conteúdo é pago. Ao pagar a versão premium, também é possível usar imagens próprias para aprender a desenhá-las. O custo médio anual é de R$ 120.

  • Gratuito (com versão paga)
  • Disponível para iOS e Android

WeDraw

WeDraw - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um pouco mais simples, porém sem deixar a desejar, o WeDraw ensina o passo a passo de como fazer desenhos gerais, como animais, personagens, veículos, entre outros. Na página inicial, ele mostra quais os novos desenhos disponíveis e, nas categorias, é possível filtrar o que deseja.

O único ponto negativo do aplicativo é o fato de não ter um volume gigantesco de imagens. Quem realmente for praticar muito, pode não encontrar tantas opções depois de um tempo. Em alguns momentos aparecem propagandas, mas isso não acaba com a usabilidade do app.

Draw Anime & Manga

Draw Anime & Manga - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os fãs de anime e mangá também têm um aplicativo para aprender a desenhá-los. No caso dos dispositivos Android, a opção é o Draw Anime & Manga.

Após o usuário escolher o desenho, o app mostra um passo a passo simples de como ele deve ser produzido, bastando deslizar a imagem para a esquerda. O único ponto negativo é não ter muitas opções de corpo inteiro, mas é uma ótima ferramenta para quem quer se aperfeiçoar. Apesar de não ter um design robusto, ele é bastante funcional.

How to Draw Anime & Manga

How to Draw Anime & Manga - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O foco deste aplicativo é o mesmo do anterior, mas para quem possui iPhone. Ele também tem diferentes feições de mangá e anime, além de alguns personagens famosos (como Pikachu) e versões fofas de gatos e unicórnios.

Ele é bastante fácil de usar (também com o esquema de passo a passo), mas pode ocorrer alguns erros em seu uso que atrapalham um pouco na evolução do aprendizado.

  • Gratuito
  • Disponível para iOS

Grafitti Creator

Grafitti Creator - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se, em vez de desenhar, você prefere criar diferentes tipos de grafites, também há um aplicativo para você. O Grafitti Creator (ou How to Draw Grafitti - Name Creator, no Android) tem vários estilos de letras. Você pode escrever o que deseja que o app mostra o passo a passo para fazer o grafite.

Na versão gratuita, o usuário tem acesso a cinco tipos de grafites. Para se tornar premium, é necessário pagar uma taxa única de US$ 1,99.

  • Gratuito (com versão paga)
  • Disponível para iOS e Android