Topo

Carros autônomos são usados no transporte de testes de coronavírus nos EUA

Veículo transfere os testes até o laboratório, diminuindo exposição de profissionais da saúde - Reprodução / Youtube
Veículo transfere os testes até o laboratório, diminuindo exposição de profissionais da saúde Imagem: Reprodução / Youtube

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 09h12

A organização médica Mayo Clinic está levando os testes de coronavírus até os seus laboratórios sem a presença humana: através de vans autônomas. Na unidade em Jacksonville, na Flórida, são quatro veículos que transferem os exames da clínica até o laboratório de processamento desde o final de março.

A distância entre os dois pontos, que ficam dentro de uma espécie de campus da Mayo, não é longa. Mas a iniciativa reduz o contato de profissionais da saúde com o vírus e o risco de contaminação. "Isso libera o tempo da equipe que pode ser dedicado ao tratamento e atendimento diretos aos pacientes", disse em um comunicado o CEO da Clinic Mayo, Kent Thielen.

O uso dos veículos autônomos surgiu de uma parceria entre a Jacksonville Transport Authority e duas startups do ramo, Beep e Navya.

Como precaução, um veículo - guiado por pessoas - vai logo atrás da van durante o trajeto. O cuidado é a só para que nenhum tráfego ou pedestres possam impactar o caminho de entrega das amostras.