Topo

Estagiário da Fórmula 1: robô troca os quatro pneus do carro em 10 minutos

O robô promete trocar os pneus de um carro em um sexto do tempo de um humano - Divulgação/ Robotire
O robô promete trocar os pneus de um carro em um sexto do tempo de um humano Imagem: Divulgação/ Robotire

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

08/03/2020 04h00

Tirando aqueles mecânicos da Fórmula 1 que demoram dois segundos em um pit stop, trocar os pneus do carro não é tarefa rápida. Em uma oficina especializada, um humano costuma demorar cerca de uma hora para trocar os quatro pneus de um veículo.

Mas, se nas montadoras esse é o trabalho de um robô, por que não utilizar uma máquina para fazer esse tipo de serviço também nas oficinas? Foi exatamente essa a pergunta que o americano Victor Darolfi se fez.

Ele fundou a RoboTire, uma empresa de robôs sediada na região de San Francisco, nos Estados Unidos. Seu robô consegue trocar os quatro pneus de um carro em apenas dez minutos —ou seja, em um sexto do tempo de um trabalhador humano. Além disso, a máquina não se cansa, é claro.

A empresa fez uma parceria com a Mitsubishi para bolar o sistema de troca robótica de pneus e está procurando empresas para colocar o serviço em operação.

O robô da RoboTire está, atualmente, operando em fase de testes na oficina Toole's Garage, em San Carlos, na Califórnia, em um acordo firmado com a Bridgestone.

A RoboTire também está participando de rodadas de investimentos para construir oito unidades, que serão testadas em projetos-piloto nos Estados Unidos.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS