Topo

Olha aí, Petrobras! Cão-robô ganha emprego para patrulhar campo de petróleo

São esses robozinhos aí que vão atuar na plataforma de petróleo na Noruega - Divulgação/ Boston Dynamics
São esses robozinhos aí que vão atuar na plataforma de petróleo na Noruega Imagem: Divulgação/ Boston Dynamics

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

16/02/2020 04h00

falamos aqui do Spot, o cão-robô feito pela Boston Dynamics, lembra? Pois ele, digamos, conseguiu um emprego. O robozinho vai ser usado pela empresa Aker BP para patrulhar uma plataforma de petróleo no campo de Skarv, no Mar da Noruega. As informações são da MIT Technology Review.

A empresa espera que o robô consiga inspecionar a plataforma de maneira autônoma. Além disso, Spot terá de capturar dados sobre vazamentos de gás e outros problemas, gerando relatórios.

O cão-robô também terá de executar trabalhos considerados de alto-risco para humanos.

"Acreditamos que a robótica nos ajudará a operar com mais segurança e com menor custo e emissões em um futuro próximo", afirmou um porta-voz da Aker BP.

A Aker BP tem um contrato com uma empresa de software de inteligência artificial chamada Cognite para determinar quais tarefas são mais adequadas ao robô. Spot já foi testado em ambientes simulados e se saiu bem.

Desde setembro de 2019, a Boston Dynamics disponibilizou o Spot para quem quisesse contratá-lo. Até agora, 75 empresas já alugaram um cão-robô. Um deles está trabalhando com o esquadrão antibombas da polícia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS