PUBLICIDADE
Topo

#ficadica


É dono de um celular Xiaomi? Veja como rastrear ou bloquear seu aparelho

Celulares da Xiaomi contam com recurso que localiza o celular - Divulgação
Celulares da Xiaomi contam com recurso que localiza o celular Imagem: Divulgação

Carolina Firmino

Colaboração para Tilt

16/12/2019 04h00

A maioria dos celulares Xiaomi tem sistema de rastreamento em caso de perda e roubo. Ele funciona por meio do serviço online Mi Cloud, que também pode ser usado para fazer backup e armazenar fotos. Pela internet, dá para descobrir a localização do telefone, bloquear o acesso e apagar todos os dados à distância.

Para começar, é necessário criar uma Conta Mi na MIUI, sistema operacional dos celulares da Xiaomi. A Conta Mi é como uma Conta Apple e, normalmente, você precisa criar ao ligar o celular pela primeira vez.

Durante a criação da conta, é necessário inserir o número de telefone para receber um código SMS. Com ele, cria-se a senha da Conta Mi, que dará acesso à plataforma Mi Cloud.

Se o celular não estiver com a Mi Cloud e a função de encontrar dispositivos previamente ativadas, não vai dar certo. Então, é isso que você precisa saber antes de qualquer coisa.

No passo a passo a seguir, ensinamos como utilizar a ferramenta. Usamos o modelo Pocophone F1 no tutorial.

1) Inicie o celular e vá em Configurar. Nesta aba, você vai encontrar a Conta Mi. Clique nela e insira seu número de telefone para fazer o login.

Reprodução
Imagem: Reprodução

2) Depois de logar, é possível ver se o serviço Mi Cloud está disponível, conforme mostra a figura abaixo. Clique em Mi Cloud. Na página a seguir, temos o botão Encontrar dispositivo. Para ativá-lo, clique e siga em frente. Depois, clique em "Encontrar dispositivo" para ativá-lo.

Reprodução
Imagem: Reprodução

3) Nas duas telas seguintes você lê o aviso sobre certificar-se de sempre lembrar o ID da Conta Mi e a senha.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Se estiver tudo ok até aqui, então você poderá usar a função de rastrear ou bloquear caso tenha perdido o aparelho. É possível buscar o celular a partir de outro smartphone ou do computador. Agora vamos ensinar essa etapa.

1) Acesse a página referente à Mi Cloud, em i.mi.com. Clique no botão Fazer login com a Conta Mi.

Reprodução
Imagem: Reprodução

2) Use o e-mail e senha da conta do smartphone que deseja vincular. Não se esqueça de que são os dados da Conta Mi, não do Google.

Reprodução
Imagem: Reprodução

3) Depois de acessar, a interface da Mi Cloud já mostra o ícone "Encontrar dispositivo", com o desenho de um mapa.

Reprodução
Imagem: Reprodução

4) Ao seguir, você seleciona o dispositivo a ser encontrado e a imagem mostrará a localização do seu Xiaomi. Mesmo não sendo 100% precisa, é muito próxima.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Reprodução
Imagem: Reprodução

Para apagar os dados, tocar o som de alerta ou ativar o Modo perdido, basta acessar o menu do canto superior direito, no mesmo lugar em que aparece o nome do seu dispositivo.

Atenção! Se você está procurando um celular roubado —e não perdido— vá até uma delegacia para fazer o boletim de ocorrência. Com acesso à localização, a polícia poderá avaliar a possibilidade de enviar uma viatura até o local. Não se arrisque.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

#ficadica