Topo

Confuso com a banda larga? Veja como escolher a velocidade ideal para você

ethernet internet fixa banda larga - reprodução
ethernet internet fixa banda larga
Imagem: reprodução

De Tilt, em São Paulo

28/10/2019 19h12Atualizada em 05/08/2021 11h01

Escolher a velocidade ideal da internet banda larga, na hora da contratação do seu plano, nem sempre é uma tarefa fácil, como parece. Segundo o site Melhor Plano, especializado na comparação de planos de celular, internet e TV, o consumidor precisa observar ao menos três fatores para não enfrentar problemas na conexão:

  • velocidade de download e de upload
  • número de pessoas que residem na casa
  • tipo de consumo de cada uma delas

A seguir, entenda melhor como escolher a velocidade de sua internet de acordo com cada requisito.

Velocidade de download e de upload

A velocidade de download é aquela destacada no site das operadoras, que pode variar entre 250 Kbps a 300 MB (mbps). Ela diz respeito a velocidade que os dados chegarão até o seu computador.

Já a velocidade de upload é o oposto: pode variar entre 200 kbps a 150 mbps, e está ligada à rapidez com que a informação deixará o seu computador e chegar ao destinatário.

Se você é uma pessoa que faz muitos downloads, ou seja, assiste a vídeos e usa bastante a internet, vai precisar de uma velocidade de download alta. Se você mora sozinho ou com até duas pessoas, por exemplo, 15 MB é uma boa velocidade para você.

Já a velocidade de upload é mais importante para ambientes corporativos.

Quantas pessoas moram com você?

Como a velocidade está relacionada a transmissão de dados, se tem muitas pessoas usando a rede ao mesmo tempo, quer dizer que está acontecendo um tráfego de dados muito grande naquele momento.

Ou seja, se a sua velocidade da internet é de 15 megabits por segundo, mas no momento estão sendo transmitidos 60 megabites, a sua internet sobrecarregada e, de fato, irá ficar mais lenta.

Por isso, na hora de escolher a velocidade da internet da sua banda larga, é preciso levar em consideração o consumo de todas as pessoas na casa, e não apenas a velocidade que você deseja.

O tipo de consumo dos usuários

Segundo "Melhor Plano", se você consome uma grande quantidade de dados por segundo, precisa de uma boa velocidade para dar conta. São três perfis de consumo de internet:

Básico = Entre 1 MB a 5 MB por usuário: uso voltado para o envio e recebimento de emails, checar o Facebook e redes sociais, assistir alguns vídeos no YouTube.

Moderado = Entre 5 MB a 10 MB por usuário: conferir email, checar as redes sociais, assistir Netflix, baixar filmes na internet, usar nuvens com frequência como o Google Drive ou DropBox.

Heavy User = Entre 10 MB a 15 MB por pessoa: ver vídeos, baixar séries e filmes, jogar jogos online, acessar serviços de streaming.