Topo

É possível recuperar as antigas fotos do Orkut? Criador do site responde

Do Tilt, em São Paulo

14/10/2019 12h52

Talvez você tenha sido um usuário do Orkut, rede social que fez sucesso no Brasil entre 2004 e 2014 e que perdeu terreno com a ascensão do Facebook. O site de relacionamentos ajudou muita gente a encontrar e reencontrar amigos, a discutir assuntos em comunidades inesquecíveis e a compartilhar fotos em álbuns.

Mas você já se perguntou onde foram parar suas fotos após o fechamento do Orkut?

O próprio criador do site, o turco Orkut Büyükkökten, responde. Segundo ele, por questões de privacidade, o Google decidiu apagar todos os arquivos da ferramenta dois anos após seu fechamento, dando aos usuários tempo para que as fotos fossem resgatadas.

"Recebemos muitas perguntas sobre se você ainda pode recuperar suas fotos antigas do Orkut.com. Queria poder dizer que sim, mas, infelizmente, não é possível", explicou Orkut em vídeo.

"Porém, temos um bom motivo para isso. Em 2014, quando o Google tirou o Orkut.com do ar, deu a todos dois anos para baixar suas fotos pessoais. Por questões de privacidade, o Google excluiu todos os arquivos, incluindo fotos", completou.

Em 2016, ao fim do ciclo do Orkut, o turco lançou outra rede social, o Hello, disponível em inglês, francês e português. Na tentativa de atrair antigos usuários do Orkut, o criador das duas redes sociais espera que o público busque a nova ferramenta para, segundo ele, "criar novas memórias", "reconectar com amigos antigos" e "fazer novas amizades".

"Sua privacidade é importante para nós. Era importante no Orkut.com e continua sendo hoje com o Hello, onde garantimos que seus dados sejam privados e que não os compartilhamos com ninguém", assegurou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Tilt