Topo

Google Maps terá versão para motoboys no "corre"; veja diferença para carro

Google Maps para motos levará em conta áreas engarrafadas em que elas poderão rodar - Reprodução
Google Maps para motos levará em conta áreas engarrafadas em que elas poderão rodar Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Colaboração para Tilt

26/09/2019 17h07

Sem tempo, irmão

  • App agora levará em conta que motos podem rodar em trechos com carros parados
  • Google Maps diz que a medida também favorecerá os carros
  • Novo recurso avisará se motorista desviou caminho, como em apps de carona

O Google Maps é um dos aplicativos mais usados para rodarmos mais rápido no trânsito, evitando engarrafamentos. Ele já faz isso bem para todas as modalidades de veículos motores, mas a partir desta quinta (26) os motoboys e motociclistas em geral terão uma experiência melhor no app, segundo o Google.

Agora as opções de rotas no Maps ganhou uma aba exclusiva para motos. Ela aparece quando você busca o local de destino, clica em "Rotas" e vê as alternativas modais. Já tínhamos carro, a pé, apps de carona (Uber, Cabify, 99) e bicicleta. Agora a de moto é a segunda opção (ver imagem acima).

Mas motos e carros já não dividiam o asfalto igualmente? Então o que mudou?

Bem, a empresa promete que agora o algoritmo que calcula as rotas leva em consideração que carros e motos são veículos com comportamentos diferentes no trânsito. Por exemplo, em uma avenida parada em carros, as motos conseguem atravessar entre carros com mais facilidade por causa do seu tamanho menor, como sabemos. Então elas podem ganhar caminhos mais curtos em que o trânsito para carros está inviável.

"Em outras situações, se o trânsito está fluindo, os carros podem ir mais rápido que as motos. Usando essas informações e algumas outras restrições, como vias em que se pode andar de moto e não de carro, ou vice-versa, a gente usa esses dados para calcular rotas diferentes e estimativas de tempo diferentes", diz André Kowaltowski, gerente de produto para o Google Maps no Brasil.

Aviso anti-desvio

O Google Maps também está trazendo ao Brasil um recurso chamado "Viajar com segurança", que é algo que já vem sendo usando em apps de carona. Ele aparecerá quando você escolhe a opção carro na tela inicial de rotas.

Ao licar nele, traz duas opções: uma para compartilhar a sua localização em tempo real com amigos, e outra em que você recebe um alerta se o táxi ou veículo desvia do trajeto pelo menos em 500 metros da rota original.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Google