Topo

App


Das séries aos GIFs: veja os melhores jogos do Instagram Stories e WhatsApp

Virou moda ver joguinhos espalhados nos "stories" do Instagram ou no "status" do WhatsApp - Getty Images
Virou moda ver joguinhos espalhados nos "stories" do Instagram ou no "status" do WhatsApp Imagem: Getty Images

Renan Dionisio

Colaboração para o UOL

07/07/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Os internautas estão criando jogos nos "stories" do Instagram e nos "status" do WhatsApp
  • Jogos fazem com que o usuário interaja expondo opiniões, preferências e situações
  • UOL Tecnologia explicou como criar e participar das brincadeiras e listou 12 exemplos de templates

Ferramentas de fotos e vídeos com validade de 24 horas estão na moda! Os "stories", do Instagram, e o "status", do WhatsApp, são exemplos disto: é quase impossível não dar uma olhadinha em pelo menos um deles durante o dia. É sempre bom espiar a vida do seu amigo, não é mesmo?

Mas estes recursos não servem apenas para "fuxicar" as pessoas. Pelo contrário! Eles foram "adaptados" pelos próprios internautas, que estão usando as ferramentas para a interação entre os amigos ser ainda maior. Como? Com jogos!

Estes jogos fazem com que o usuário interaja de várias maneiras: respondendo a perguntas sobre si mesmo, expondo preferências em determinado assunto e até compartilhando sensações a partir de uma situação específica. Essas interações são feitas de maneira intuitiva e por meio das próprias plataformas.

Quero participar!

Como entrar nas brincadeiras? Basicamente, é só o usuário salvar a foto que viu, preencher o que foi pedido e divulgar. Já para criar, é necessário elaborar template e questões antes de compartilhar.

Veja como usar o Instagram ou o WhatsApp para este tipo de conteúdo e conheça algumas brincadeiras que fizeram sucesso recentemente.

"Stories" do Instagram: abra o aplicativo e selecione o ícone de câmera no canto superior esquerdo. Depois, clique no ícone de galeria, no canto inferior esquerdo. Agora é só escolher o template salvo em sua biblioteca. Depois, é só seguir as instruções do jogo e colocar em "Seu story".

"Status" do WhatsApp: entre no aplicativo e selecione a aba "Status", no menu superior. Clique em "MeuStatus" para adicionar o template salvo na biblioteca. Após preencher as questões, selecione o ícone de enviar.

Agora que você já sabe como participar das brincadeiras, inspire-se com 12 joguinhos a seguir para montar o seu.

Montagem com os jogos "Autoestima" (à esquerda), "Signos" (centro) e "O que você prefere" (à direita) - Reprodução
Montagem com os jogos "Autoestima" (à esquerda), "Signos" (centro) e "O que você prefere" (à direita)
Imagem: Reprodução

Autoestima: neste template, o usuário deve responder a questões sobre a sua autoestima, com o objetivo de incentivar as pessoas a se olharem de forma mais positiva.

Signos: focado nos apaixonados por astrologia, esse bingo apresenta características de um signo específico. O usuário deve marcar com quais ele se identifica.

O que você prefere: aqui, o usuário deve apresentar a sua preferência entre duas situações um tanto quanto exóticas.

Montagem com os jogos "Minhas Séries" (à esquerda), "Isto ou Aquilo" (centro) e "Minha Reação" (à direita) - Reprodução
Montagem com os jogos "Minhas Séries" (à esquerda), "Isto ou Aquilo" (centro) e "Minha Reação" (à direita)
Imagem: Reprodução

Minhas Séries: não larga o Netflix? Esse jogo pode ser perfeito para você. É só escrever suas preferências nas perguntas já estabelecidas.

Isto ou Aquilo: simples e polêmico! Dia ou noite? Café ou chá? O "Isto ou Aquilo" é ótimo para conhecer um pouco mais seu amigo.

Minha Reação: o usuário deve escutar uma música e, apenas com os emojis do template, demonstrar sua reação ao ouvi-la. Dá para fazer corrente: quem receber um "eu" de resposta deve encaminhar a foto e indicar um artista/música para que a brincadeira continue.

Montagem com os jogos "Harry Potter" (à esquerda), "Perguntas" (centro) e "Em 2019" (à direita) - Reprodução
Montagem com os jogos "Harry Potter" (à esquerda), "Perguntas" (centro) e "Em 2019" (à direita)
Imagem: Reprodução

Harry Potter: criado para os fãs da saga, este template expõe "duelos" entre os personagens da ficção. Quais os seus preferidos?

Perguntas: específico para Instagram, é um dos templates mais populares da rede social. O usuário deve utilizar a ferramenta "Adesivo de Pergunta", para que os seguidores possam escolher qual pergunta da lista querem que o seu amigo responda.

Em 2019: já passamos do meio do ano, mas ainda dá tempo de bater as prometidas metas de 2019. Neste template, os usuários dão um "check" nos seus objetivos.

Montagem com os jogos "Eu em gifs" (à esquerda), "40 coisas para fazer antes de morrer" (centro) e "Quiz mozão" (à direita) - Reprodução
Montagem com os jogos "Eu em gifs" (à esquerda), "40 coisas para fazer antes de morrer" (centro) e "Quiz mozão" (à direita)
Imagem: Reprodução

Desafio dos GIFs: também exclusivo para o Instagram, este template usa a ferramenta de Gifs do app. Quem jogar deve descrever uma determinada situação por meio de um GIF.

40 coisas para fazer antes de morrer: em formato de checklist, a foto mostra 40 atividades - comuns e incomuns - ao usuário, que deve preencher o que já realizou.

Quiz mozão: feito especialmente para quem está em um relacionamento, o jogo apresenta perguntas em que só há uma resposta. O usuário deve escolher entre ele e o parceiro nas lacunas e, claro, marcar quem é o "mozão".

App