PUBLICIDADE
Topo

Está em perigo? Função do celular pode ajudar em caso de emergência

Alguns celulares possuem o recurso SOS de Emergência. A ativação é simples e pode salvar em situações delicadas -
Alguns celulares possuem o recurso SOS de Emergência. A ativação é simples e pode salvar em situações delicadas

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

05/04/2019 16h36

Resumo da notícia

  • A blogueira Bic Muller passou por um susto. Ela foi avisada que sua mãe havia sofrido um infarto graças ao recurso "Contatos de Emergência"
  • Funções como essa podem ajudar usuários em situações de perigo e emergência. O texto mostra o passo a passo de como usá-los

Você já passou por uma situação de perigo ou emergência em que não era possível pegar o celular para ligar para alguém pedindo ajuda? A blogueira Bic Muller, criadora do site "Morri de SungaBranca", passou por algo assim.

A mãe de Muller teve um infarto grave na rua há cerca de um mês e ela só soube do ocorrido porque uma pessoa encontrou o seu número de celular nos contatos de emergência cadastrados no smartphone da mãe, contou em seu perfil no Twitter.

Tudo terminou bem (ufa). A mãe de Muller foi socorrida na hora e já teve alta. Mas o caso reacendeu a importância de conhecermos alternativas rápidas e práticas para qualquer situação de perigo ou emergência. Por isso, separamos algumas dicas para ativar recursos que podem ajudar em momentos delicados.

Contatos de Emergência

Os celulares da Apple e alguns aparelhos com o Android possuem uma função que serve para cadastramos contatos de confiança. Em situações de risco, eles podem ser acionados de um modo bem prático.

Como funciona no iPhone

  • Abra o aplicativo "Saúde" que já vem instalado no celular;
  • Procure a opção "Ficha Médica" e selecione "Editar";
  • Role a tela até o final e abra o item "adicionar contato para emergências";
  • Selecione os contatos que deseja destacar e confirme.

Em caso de emergência, qualquer pessoa vai poder pegar o seu telefone e ligar para um deles (ou todos, dependendo do caso).

Os números podem ser acessados na tela de bloqueio do iPhone. Observe que aparece uma opção chamada "Emergência". Ao clicar, o item "Ficha Médica" aparece com os contatos de confiança.

SOS

Caso você precise acionar de um modo mais prático os seus próprios números de confiança, existe o recurso SOS de Emergência.

  • Abra os "Ajustes" do iPhone, procure o item "SOS de Emergência' e o habilite.

Em caso de perigo, você vai pressionar o botão (ou botões) demonstrados na tela para ativá-lo.

Em seguida, o seu iPhone vai automaticamente entrar em contato com o serviço de emergência local. Ao final da ligação, os números que você cadastrou receberão um SMS informando que você usou a função de alerta.

Como funciona no Android

Nem todos os modelos Android possuem o recurso SOS de Emergência. Mas se você possui um aparelho da Samsung, as chances são grandes. Faça o teste.

  • Entre nas configurações do aparelho e entre no item "Recursos Avançados"
  • Acesse a opção "Enviar mensagens SOS" e habilite o recurso
  • Quando ele for ativado, o aparelho vai solicitar o cadastro de um ou mais contatos
  • Siga as orientações que aparecem na tela e confirme

A partir de agora é só você pressionar a tecla de Ligar/Desligar por três vezes rapidamente e os contatos cadastrados receberão um alerta de emergência.

Diferentemente do iPhone, o Android permite que fotos tiradas das câmeras frontal e traseira sejam enviadas. Além disso, uma gravação de áudio de cinco segundos também pode ser anexada.

Para apagar ou editar um contato, é só repetir o procedimento

WhatsApp também pode ajudar

Tudo o que você precisa fazer é ativar o GPS do seu celular. Em situações de necessidade, você pode compartilhar a sua localização com alguém de confiança com um contato específico ou grupo.

Você pode definir por quanto tempo a sua localização ficará disponível, então não precisa temer pela sua privacidade. Pode ser por 15 minutos, 1 hora ou 8 horas.

No iPhone

  • Abra uma conversa e selecione o símbolo +;
  • Entre na opção "Localização" e escolha o "Compartilhar localização Atual";
  • Escolha o tempo limite para seu endereço ficar visível e confirme;
  • Agora o seu contato vai saber onde você está. Se você se movimentar e sair do lugar, o contato vai saber, já que poderá acompanhar todo o trajeto em tempo real.

No Android

  • Entre em uma conversa e vá até o símbolo do clipes;
  • Selecione a opção "Localização" e "Compartilhar localização atual";
  • Neste momento, você escolhe o tempo que deseja e é só confirmar.

Quando quiser finalizar o compartilhamento antes do tempo limite, é só selecionar "encerrar".