Topo

Morte lenta: Firefox não terá mais suporte ao Flash

Morte do Flash está prevista para 2020 - Pixabay
Morte do Flash está prevista para 2020 Imagem: Pixabay

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

17/01/2019 14h52

A Mozilla, responsável pelo Firefox, confirmou que o Flash não vai mais funcionar por padrão em sua plataforma. Essa é mais uma etapa do "começo do fim" do famoso plugin, que fazia uma série de animações e recursos multimídia funcionarem nos navegadores de internet há vários anos.

A empresa vai desabilitar o suporte automático a ferramenta na versão 69 do Firefox, prevista para ser lançada em setembro deste ano. A informação apareceu em uma lista de bugs divulgada pela Mozilla.  

Quando o internauta abrir uma página que contenha conteúdos compatíveis com o flash, ele deverá ativar manualmente o plugin se for necessário. Por enquanto. 

Em 2020, o flash deixará de funcionar para sempre em todos as plataformas. A Adobe não fará mais novas atualizações.

O Flash já foi mega importante

O flash existe desde os anos 90 e permitiu que uma série de animações, reprodução de vídeos e jogos funcionassem nos navegadores da internet.

Em 2005, quando o Flash da Macromedia foi comprado pela Adobe, o sistema estava presente em mais de 98% dos computadores pessoais.

Os anos passaram e a popularidade do Flash foi diminuindo. A Apple, por exemplo, desistiu de usar a tecnologia em seus iPhones.

O mercado também começou a enxergar a tecnologia como defasada e vulnerável à ataques virtuais. O Chrome divulgou em 2016 o seu plano para reduzir drasticamente o uso do Flash em seu navegador.

Outras empresas foram fazendo o mesmo. Por fim, a Adobe decidiu descontinuar o seu queridinho. "Na verdade, pensamos que a oportunidade para a Adobe é maior em um mundo pós-Flash", disse Govind Balakrishnan na época do anúncio de morte do flash.