PUBLICIDADE
Topo

Está em dúvida? Facebook te ajuda a escolher candidato com nova ferramenta

Ferramenta do Facebook visa ajudar usuário a conhecer candidatos da eleição - Divulgação
Ferramenta do Facebook visa ajudar usuário a conhecer candidatos da eleição Imagem: Divulgação

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

02/10/2018 13h59

Está indeciso em quem votar para presidente, governador e senador na eleição deste domingo (7)? O Facebook lançou nesta terça-feira (2) uma ferramenta para facilitar o conhecimento do eleitor nos candidatos e seus respectivos programas de governo.

As informações dos candidatos serão centralizadas em um só lugar, para uma apresentação concentrada e concisa dos diferentes projetos de governo. Isto aparecerá no feed de notícia dos usuários brasileiros nesta semana, derradeira para a eleição.

VEJA TAMBÉM

Cada candidato poderá publicar quatro vídeos de 20 segundos se apresentando e respondendo perguntas-chave, selecionadas em uma parceria da rede social com a ONG apartidária Transparência Brasil. O Facebook faz questão de reforçar que o conteúdo de tais vídeos é de responsabilidade dos políticos e suas campanhas.

Ferramenta do Facebook - Reprodução - Reprodução
Ícone "Eleição 2018" é como encontrar ferramenta fora do feed de notícias
Imagem: Reprodução
As questões selecionadas são:

  • O que motivou tal candidato a concorrer por tal cargo (presidente/governador/senador)?
  • Se eleito, o que é mais importante aprovar nos primeiros 100 dias do mandato?
  • Por que essas eleições são importantes?

A rede social diz que o lançamento dessa ferramenta faz parte do trabalho contínuo para "construir uma comunidade bem informada e engajada civicamente". Ela ainda menciona que mais de 62 milhões de usuários brasileiros discutiram temas referentes às eleições de 2018 só no primeiro mês das campanhas eleitorais.

Se você ainda não decidiu em quem votar para deputado federal ou estadual, esta ferramenta não estará disponível para esses cargos. Somente quem concorre à Presidência, Governo de estado ou Senado poderá usá-la.

A "Folha de S.Paulo" desenvolveu uma ferramenta com uma finalidade semelhante. No Match Eleitoral, o leitor paulista define suas prioridades a respeito de certas questões e apresenta os senadores e deputados federais mais compatíveis. Para mineiros e cariocas, é possível responder o questionário e receber indicações de deputado federal.

Ele previu o infocalipse, agora teme pela democracia

Leia a entrevista