PUBLICIDADE
Topo

Tecnologia sem fio na CES 2013 transfere bateria do tablet para smartphone

Ana Ikeda

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

10/01/2013 06h01Atualizada em 10/01/2013 18h02

A angústia de ficar sem bateria no seu smartphone ou tablet pode estar com os dias contados, considerando uma tecnologia que é capaz de transferir a energia entre esses dispositivos. Apresentada na CES 2013 pela Fulton, a eCoupled funciona sem fios: basta aproximar um  aparelho do outro para fazer o carregamento.

No teste feito pelo UOL Tecnologia, foi possível carregar um smartphone a partir da bateria de um tablet da Samsung, que foi modificado com a adição de uma pequena peça interna responsável pela indução da energia. Essa peça transfere a carga da bateria do portátil para o celular. Segundo representante da Fulton, isso pode ser útil para quem está em um aeroporto, por exemplo, sem bateria no celular para fazer uma ligação, mas com carga no tablet.

O tempo de carregamento, diz a Fulton, é o mesmo daquele feito via cabos de energia de fábrica dos celulares. O padrão universal utilizado é chamado de Qi, criado pelo Wireless Power Consortium (Consórcio de Energia Sem fio). A desvantagem dessa tecnologia é ter sempre carga no dispositivo que vai transferir energia; se ele estiver perto de descarregar, não é possível realizar o procedimento.

CES 2013: Tecnologia permite carregar telefone por um tablet

Ainda não há expectativa de quando essa tecnologia de transferência chegará ao mercado, pois a empresa diz depender de parcerias com fabricantes de dispositivos móveis.

No entanto, existem outras opções já disponíveis para carregar equipamentos sem necessidade de cabos. Os modelos Nokia Lumia 920 e Lumia 820 contam com essa tecnologia embutida nos aparelhos: basta aproximar o smartphone de uma base de energia para que ele carregue. A ideia da Nokia é espalhar essas bases por cafeterias, aeroportos e outros locais públicos, para que usuários de smartphones com o recurso possam ter uma “carga extra” na hora da necessidade.

Outros dispositivos que já possuem carregamento Qi são o Google Nexus 4 e o HTC Droid DNA.
 

Além disso, proprietários de outras marcas de dispositivos não precisam esperar para que a tecnologia de carregamento sem fios seja embutida nos aparelhos. No caso do iPhone, por exemplo, basta adicionar uma capa e aproximar o aparelho de uma base carregadora como esta abaixo. 

  • Júlio Cesar Guimarães/UOL

    Para dar carga sem fio ao iPhone, basta adicionar uma capa com essa função (acima, modelo LS Charger) e aproximar o aparelho de uma base carregadora (acima, da Panasonic)