Topo

Astronautas concluem primeira caminhada espacial 100% feminina da história

Christina Koch e Jessica Meir, primeiras mulheres a realizarem juntas uma caminhada espacial - Nasa/Divulgação
Christina Koch e Jessica Meir, primeiras mulheres a realizarem juntas uma caminhada espacial Imagem: Nasa/Divulgação

18/10/2019 18h23

As astronautas americanas Jessica Meir e Christina Koch fizeram história hoje ao concluir com sucesso a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina para substituir um controle de carregamento de bateria solares da Estação Espacial Internacional, um marco para a Nasa e todo o mundo.

A missão começou às 11h38 GMT (8h38 em Brasília) e durou 7h17min, período durante o qual as duas astronautas receberam uma ligação do presidente dos EUA, Donald Trump, que as parabenizou pela histórica conquista.

A caminhada pôde ser acompanhada ao vivo pela internet. Koch, engenharia de profissão, surgiu primeiro do lado de fora da Estação Internacional, seguida por Meir, bióloga, ambas usando os trajes especiais para mulheres desenvolvidos pela Nasa.

Koch e Meir substituíram uma unidade de carregamento das baterias que absorvem a energia dos painéis solares instalados na estação, uma estrutura que orbita a 485 quilômetros da Terra.

Esta foi a primeira caminhada espacial de Meir e a quarta de Koch, de 40 anos, que pode se tornar a mulher que mais tempo permaneceu no espaço após chegar à Estação Espacial Internacional no último dia 14 de março.

A missão dela está programada para durar 328 dias, com o objetivo de estudar o efeito da ausência de gravidade no corpo feminino, como preparação para futuras viagens a Marte.

O atual recorde de tempo no espaço é da também americana Peggy Whitson, com 288 dias.