Topo

NASA adianta 1ª caminhada espacial 100% feminina para esta semana

Christina Koch e Jessica Meir devem sair juntas da Estação Espacial Internacional em 21 de outubro - Reprodução/NASA
Christina Koch e Jessica Meir devem sair juntas da Estação Espacial Internacional em 21 de outubro Imagem: Reprodução/NASA

De Universa

15/10/2019 18h03

A NASA adiantou a primeira caminhada espacial 100% feminina para esta semana por causa de uma falha do sistema de energia na Estação Espacial Internacional.

As astronautas Christina Koch e Jessica Meir vão partir para a missão nesta quinta ou sexta-feira em vez de segunda-feira, dia 21, quando estava previsto o projeto. Será a primeira caminhada espacial formada apenas por mulheres em mais de meio século.

Um controlador crítico de energia da bateria falhou no fim de semana, provocando a mudança, declarou ontem a NASA. As mulheres substituirão o componente quebrado em vez de instalar novas baterias, que era o trabalho original.

Substituir um desses reguladores é um trabalho genérico que todos os potenciais caminhantes espaciais treinam, disseram as autoridades. A missão seria originalmente em março deste ano, mas a NASA cancelou a missão alegando falta de trajes espaciais.

Desde a primeira caminhada espacial, em 1965, foram 227 astronautas que realizaram os projetos, sendo apenas 14 mulheres.