Topo

Saiba como assistir a 1ª caminhada espacial 100% feminina da Nasa

Christina Koch e Jessica Meir devem sair juntas da Estação Espacial Internacional - Reprodução/NASA
Christina Koch e Jessica Meir devem sair juntas da Estação Espacial Internacional Imagem: Reprodução/NASA

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

17/10/2019 12h22

Resumo da notícia

  • Christina Koch e Jessica Meir devem ser as primeiras a participarem da 1ª caminhada espacial 100% feminina
  • O marco está previsto para acontecer nesta sexta-feira (18) e terá transmissão ao vivo
  • As astronautas vão fazer reparos na Estação Espacial Internacional

Duas astronautas da Nasa se preparam para fazer história nesta sexta-feira (18). Depois de ser cancelada pelo fato das roupas espaciais não terem tamanhos adequados, a primeira caminhada de duas mulheres no espaço está perto de acontecer e tudo será transmitido ao vivo.

Se tudo ocorrer como planejado, Christina Koch e Jessica Meir vão deixar o interior da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) amanhã, às 8h50, horário de Brasília, para repor um equipamento quebrado no exterior da aeronave. Até hoje, apenas homens ou um homem e outra mulher fizeram caminhadas juntos no espaço.

Se você quiser acompanhar o feito das astronautas, o evento será transmitido por streaming no site da Nasa TV (https://www.nasa.gov/multimedia/nasatv).A cobertura começará às 7h30, mostrando os preparativos de Christina e Jessica para deixar a estação espacial.

A missão envolve a troca de uma das 24 unidades de bateria de carga/descarga que deixou de funcionar na última semana. Essas saídas para manutenção são comuns na Estação Espacial.

De acordo com a Nasa, a falha não apresenta graves riscos à tripulação, mas o ideal é deixar a estação espacial funcionando plenamente. Além de substituir a bateria, as astronautas irão ajustar alguns outros equipamentos externos para futuras atividades fora da ISS.

O caso do traje que não servia

A primeira caminhada espacial somente com mulheres estava marcada para acontecer originalmente em março deste ano e seria realizada por Christina Koch e outra companheira da Nasa, a astronauta Anne McClain. Porém, o evento foi cancelado pois apenas um dos trajes tinha o tamanho adequado para uma delas.

Em terra, Anne havia treinado com trajes de tamanho médio e grande, então a agência espacial norte-americana havia planejado dar a ela o traje maior. Christina ficaria com o de tamanho médio. O plano não deu certo. Uma roupa espacial de menor tamanho seria a opção mais adequada para Anne.

"Nós fazemos o melhor para antever que tamanho de traje espacial cada astronauta vai precisar, baseados nos trajes que eles utilizaram durante o treinamento na Terra", disse Brandi Dean, porta-voz da Nasa à imprensa americana na época.

"Porém, nenhum treinamento será capaz de simular perfeitamente uma caminhada no espaço com microgravidade e, por isso, um astronauta pode optar por um novo tamanho de traje ao chegar lá", completou. Anne McClain retornou à Terra em junho deste ano.