Pergunta pro Jokura

Pergunta pro Jokura

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Existem animais que nunca param de crescer? Sim, e você pode ter em casa

É verdade que existem animais que nunca param de crescer? - Pergunta de Maria Rita Manhães, Baixa Grande (BA) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Taí uma baita verdade, cara baixagrandense.

Enquanto a maioria das espécies apresenta um teto de crescimento na maturidade —com algumas variações entre indivíduos, claro—, há aquelas que não têm limites e seguem aumentando de peso ou de tamanho até que predadores, enfermidades, acidentes ou a velhice mesmo as acometam fatalmente.

Essa característica é nomeada pela biologia como crescimento indeterminado.

Há inúmeras espécies de peixes, anfíbios, répteis, crustáceos e até mamíferos que crescem sem parar desde o nascimento até a morte.

O maior exemplo de crescimento indeterminado no reino animal é o de um conjunto de espécies que muita gente nem sabe que são animais: sim, os corais podem se alastrar por vastos espaços, resultando em estruturas gigantescas como a Grande Barreira de Corais australiana.

Mas o caso mais impressionante de crescimento indeterminado apurado por esta coluna pode estar no aquário de sua casa. Sabe o peixe-dourado ou goldfish (Carassius auratus), aquele pet ornamental que cabe na mão de uma criança? Pois este primo das carpas tem um potencial de crescimento infinito —ou indeterminado, para ser mais preciso.

Em 2022, o pescador britânico Andy Hackett pescou um goldfish com mais de 30 kg em um lago na região francesa de Champagne. O "peixinho" parrudão, apelidado de Cenoura (The Carrot, em inglês), foi lançado no lago há 20 anos, e levou 25 minutos para ser retirado da água depois de fisgado. Depois de posar para fotos, o Cenoura foi devolvido para seu aquário gigante natural.

Andy Hackett encontrou enorme peixe-dourado em lagoa na França
Andy Hackett encontrou enorme peixe-dourado em lagoa na França Imagem: Reprodução/Facebook
Continua após a publicidade

Além do peixe-dourado, outras espécies de peixe nunca param de crescer. É o caso do atum bluefin, do bodião-de-rougheye e do achigã-boca-pequena —quem curte games, pode pescar um desses em Red Dead Redemption 2—, entre outros.

Dentre os mamíferos, são raros os casos, como o bisão-americano. Outro representante da nossa subclasse é o canguru, que também é um dos bichos que mais cresce proporcionalmente, comparando o tamanho ao nascer com o que atinge na idade adulta.

Além das espécies já citadas, há uma variedade de cobras, sapos e tartarugas sem freio para o crescimento, assim como crocodilos, dragões de komodo, caranguejos-rei, tubarões e lagostas.

Espero que tamanha lista só tenha feito aumentar sua curiosidade, cara baixagrandense.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes