Topo

Pergunta pro Jokura

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Qual é o site mais antigo da internet? Ele ainda pode ser acessado por você

Sergei Tokmakov Terms.Law/ Pixabay
Imagem: Sergei Tokmakov Terms.Law/ Pixabay

06/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qual é o site mais antigo da internet? - Pergunta de Jardel Scala, de São Bento do Sapucaí (SP) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

O fundo do baú da rede mundial de computadores guarda segredos mui antigos, caro são-bentista. Depois de uma vasta pesquisa, esta humilde coluna encontrou variadas respostas para sua pergunta.

Para começar, vou falar sobre o primeiro domínio de que se tem registro na internet.

Em 1º de janeiro de 1985, a NORDUnet, uma espécie de agência internacional que conecta as redes nacionais de pesquisa e de educação dos países nórdicos, criou o nordu.net. A entidade, sediada na Dinamarca, segue na ativa —e o site também.

O primeiro "pontocom", por sua vez, foi o symbolics. com, de 15 de março de 1985. O negócio original, de sistemas de computadores, não existe mais, mas o domínio ainda está no ar, de posse de outros donos.

Passados 36 anos, ao acessar o endereço, o que há é uma tela que louva a própria página como a mais ancestral da internet e um apelo para baixar, gratuitamente o livro eletrônico "(Internet) History in the Making" (algo como "História (da internet) em construção", em tradução livre), com tópicos que vão desde a criação da internet até blockchain e economia digital —se tiver curiosidade e disposição para ler, me conta depois.

Mesmo com uma série de domínios criados e registrados em meados dos anos 1980, a internet só "ligou" mesmo em 1990 —mais precisamente em 20 de dezembro. E o primeiro sítio a boiar na sopa primordial da rede mundial de computadores não foi o da NORDUnet nem o da Symbolics, mas o info.cern.ch.

O conteúdo, de autoria do físico e cientista da computação britânico Tim Berners-Lee —conhecido como o inventor da internet—, era uma espécie de cartilha que explicava o que era e como usar a world wide web (nossa querida www). A rede estreava, então, a partir do seu manual. Clique aqui e navegue num browser da época - o vídeo a seguir mostra como era:

Para finalizar esta visita ao passado remoto da internet, de uma época em que nem se sonhava com algo como a internet móvel e quase onipresente a que temos acesso atualmente, deixo uma pergunta a você, Jardel: tem sinal para eu acessar essas relíquias arqueológicas aí na Pedra do Baú, principal atração turística de São Bento do Sapucaí?

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.