Topo

Pergunta pro Jokura

Muita ciência embarcou aqui: qual é o voo comercial mais longo do mundo?

Pixabay
Imagem: Pixabay

09/03/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pergunta de Bia Dumont, de Boa Viagem (CE) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui

Desde outubro de 2018, a Singapore Airlines disponibiliza voos sem paradas entre Cingapura e o aeroporto de Newark, próximo a Nova York, percorrendo 15,3 mil km em 18 horas e 25 minutos a bordo de um Airbus A350. Isso vale para o sentido Singapura-Newark. Partindo dos EUA para a Ásia, o voo é 40 minutos mais breve.

Mas atenção passageiros do voo 7879, partindo de Nova York com destino a Sydney, na Austrália. Uma viagem de 16,2 mil km foi realizada em outubro de 2019 pela companhia Qantas e percorrida em 19 horas e 16 minutos, non-stop - uma média de 840 km/h.

Para o passeio inaugural dessa rota que está em fase de testes, um Boeing 787-9 Dreamliner serviu de balão de ensaio: o principal objetivo era observar como os efeitos de um voo tão longo nos 50 passageiros e demais tripulantes. Sim, o voo não estava cheio porque este modelo de avião não foi projetado para viajar com capacidade máxima por um trajeto tão longo. A saída para estabelecer o recorde foi limitar a quantidade de pessoas a bordo, carregar o máximo de combustível, bagagem pessoal limitada e nada mais de carga.

Mais leve, a nave seguiu suave até o destino, cumprindo o trajeto três horas mais rápido do que um voo lotado faria - estima-se que um voo de carreira ficaria mais de 22 horas no ar! E ainda pousou esbanjando combustível: o capitão do voo, Sean Golding, declarou para a imprensa australiana que sobraram 70 minutos de combustível no tanque.

Além da tripulação convencional, um grupo de pesquisadores acompanhou as atividades dos passageiros, desde o padrão de sono até o consumo de alimentos. Para evitar problemas circulatórios, todos a bordo participaram de sessões de exercícios coletivas, que incluíram até dançar a Macarena. Os cientistas também colheram dados sobre os níveis de melatonina da tripulação - por meio de amostras de urina - e monitoraram a atividade cerebral dos pilotos na longa empreitada. Se liga no relato de um repórter que embarcou no voo-teste:

A viabilidade comercial da nova rota ainda está sendo estudada pela Qantas, que pretende, com isso, ligar o leste australiano ao leste dos EUA e a Londres. Atualmente, apenas voos partindo o oeste australiano, na cidade de Perth, chegam até Londres sem paradas em pouco mais de 17 longas horas.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS