Topo

Pergunta pro Jokura

Uma data só do Brasil; por que 12 de outubro é o Dia das Crianças?

Dia das crianças no Brasil é no 12 de outubro, mas data teve percalços - Viyadaistock/iStock
Dia das crianças no Brasil é no 12 de outubro, mas data teve percalços Imagem: Viyadaistock/iStock

07/10/2019 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pergunta de Maria Aparecida Sales, de Comercinho (MG)

Nossa senhora, Aparecida, que aparição oportuna. Mas já adianto que comemorar o Dia das Crianças em 12 de outubro não tem nada a ver com o feriado em homenagem à sua xará padroeira de nossa mãe gentil. Celebrar a data neste dia, aliás, é exclusividade nacional e foi obra de uma canetada.

Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs a criação do Dia da Criança inspirado em um evento ocorrido em 12 de outubro, só que do ano anterior —o Congresso Sulamericano da Criança rolou em 1923 no Rio de Janeiro, capital do país à época.

Como o presidente Arthur Bernardes só aprovou a lei em novembro de 1924, o primeiro Dia das Crianças na data em que comemoramos hoje só aconteceu em 1925. Mas sabem como é: no Brasil tem lei que pega e que não pega —e essa não pegou.

Tanto foi que Getúlio Vargas quase mudou a data. Em outro decreto, de 1940, o então presidente estabeleceu que o Dia da Criança seria em 25 de Março. Essa lei pegou menos ainda. Faltava, digamos, investimento para a data entrar no calendário comercial, e consequentemente, emocional dos brasileiros.

Até que, em 1955, a empresa de produtos de higiene Johnson & Johnson e a fabricante de brinquedos Estrela criaram uma tal de Semana do Bebê Robusto. Quem comprasse produtos das empresas podia enviar fotos de seu filhotes para concorrer ao prêmio de "Bebê Johnson do Ano", recebendo uma boa grana e exposição pública da excelência e da fofura de seus DNAs nos Instagrams da época: jornais e revistas.

O sucesso da promoção fez o comércio aderir em massa, criar a Semana da Criança e ressuscitar a lei do deputado Galdino mais de 30 anos depois de promulgada. Foi só então que o 12 de outubro virou dia de comprar presente para a criançada.

Agora, o feriado é outra história que apareceu 25 anos mais tarde, em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida. Em 1980, o presidente João Figueiredo decretou que o dia da padroeira, 12 de outubro, seria feriado nacional. Juntou o dia da santa com o dos santinhos infantis e o comércio certamente foi quem mais comemorou.

Como é no mundo?

Mas, como disse anteriormente, garotada, o 12 de Outubro dedicado às crianças é só do Brasil-sil-sil. A Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança, realizada em Genebra, em 1925, estabeleceu que 1º de junho seria o Dia Internacional da Criança. A data foi, então, adotada por países como China, Polônia, Portugal, Rússia e outros. Anos depois, a ONU lançou o Dia Mundial da Criança em 20 de novembro, data em que a Declaração Universal dos Direitos da Criança entrou em vigor, em 1959 —Canadá, França, Reino Unido e outros seguem a cartilha até hoje.

E como os infantes são celebrados em outras datas, das mais variadas, listo de presente para vocês quando acontecem outros Dias das Crianças globo afora:

Alemanha
20 de setembro

Argentina
2º domingo de agosto

Espanha
2º domingo de maio

Estados Unidos
1º domingo de junho

Japão
3 de março (meninas)
5 de maio (meninos)

Tem uma pergunta? Deixe nos comentários!