Topo

Coluna

Pergunta pro Jokura


Ponte aérea relâmpago: qual é o voo comercial mais curto do mundo?

Avião decolando em aeroporto dos Estados Unidos - David Ake/AP
Avião decolando em aeroporto dos Estados Unidos Imagem: David Ake/AP
Tiago Jokura

Tiago Jokura é jornalista e, portanto, curioso profissional. Passou os últimos 15 anos respondendo as dúvidas mais complexas e inusitadas dos leitores na mídia impressa ? na tentativa infinita de explicar como o mundo funciona com clareza e bom humor. Agora, continua essa saga aqui no UOL. Mande sua pergunta cabeluda que ele faz questão de pentear.

09/09/2019 04h00

Pergunta de Ladislau Almeida, de Belas, Angola

Quando você terminar de ler este post, Ladislau, já vai ter dado tempo de sobra para completar o trajeto entre Westray e Papa Westray, duas das 70 ilhas que formam o arquipélago de Orkney, ao norte da Escócia. A distância entre os aeroportos das duas cidades é de 2,7 km, similar ao tamanho da pista principal do aeroporto de Edimburgo, o maior aeródromo da terra do uísque e do kilt.

Já faz mais de 50 anos — desde 1967 — que a empresa Loganair opera esse voo cuja duração varia entre um e dois minutos, dependendo das condições do vento. O recorde do percurso é de 53 segundos, cravado pelo piloto Stuart Linklater, que também é quem mais comandou voos dessa diminuta linha aérea, com mais de 12 mil idas e vindas de 1989 até 2013.

Em dias úteis, há um voo de ida e outro de volta entre Westray (588 habitantes) e Papa Westray (90 habitantes) — cada um com capacidade máxima para oito passageiros num turboélice BN-2 Islander. Nos fins de semana rola um revezamento: no sábado, só tem um voo partindo de Westray, e no domingo, ele volta de Papa Westray. As tarifas variam entre R$ 85 e R$ 180, aproximadamente.

Para os menos apressadinhos, há um projeto para a construção de uma ponte ligando as ilhas. Mas enquanto a ponte não sai do papel, há balsas que transportam pessoas e carros de um lugar para o outro em cerca de 25 minutos — são 13 horários de ida e outros 13 de volta por dia...

Para finalizar nosso serviço de bordo, me despeço com dois vídeos para você sentir o tamanho da viagem, Ladislau — um de ida e outro de volta:

Tem uma pergunta? Deixe nos comentários.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Pergunta pro Jokura