Topo

Coluna

Pergunta pro Jokura


Qual foi a primeira música com "sha-la-lá" na letra?

Quem não curte uma sha-la-lá? - Getty Images
Quem não curte uma sha-la-lá? Imagem: Getty Images
Tiago Jokura

Tiago Jokura é jornalista e, portanto, curioso profissional. Passou os últimos 15 anos respondendo as dúvidas mais complexas e inusitadas dos leitores na mídia impressa ? na tentativa infinita de explicar como o mundo funciona com clareza e bom humor. Agora, continua essa saga aqui no UOL. Mande sua pergunta cabeluda que ele faz questão de pentear.

01/07/2019 04h00

Pergunta enviada por Guzmán Bautista, Punta del Diablo, Uruguai

Saludos, grán Guzmán, compatriota del genial Jorge Drexler. Não me diga que "juntos e shallow now" já cruzou a fronteira para inspirar sua pergunta. Em vez disso, "diga o que pensou pra vir buscar agora o que vivemos antes" do hit de Lady Gaga e Bradley Cooper bombar por aí na voz de Paula Fernandes e Luan Santana.

Ok, não importa o que lhe inspirou na busca pelo "sha-la-lá" primordial. Só tenho a agradecer pelo trabalho que me deu. Depois de uma baita pesquisa, montei uma playlist de respeito baseada nesse lindo tema do cancioneiro mundial (tá no Spotify se você quiser ir curtindo um som enquanto lê o restante do post).

A lista tem 11 músicas e segue em ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente. Muitas faixas ficaram de fora, claro, mas acho que essas são suficientes para que você "bote um ponto final" de uma vez por todas nessa sua melodiosa dúvida, Guzmán:

1. "Blue Angel", Roy Orbison (1960)

O primeiro "sha-la-la" de todos os tempos emplacou o 9º lugar na parada da Billboard e aparece desde o começo da música, antes de qualquer instrumento aparecer. É a gravação mais antiga que garimpei com o tema (se souber de uma mais antiga, deixe lá nos comentários que atualizo a playlist).

2. "Baby It's You", The Shireless (1961)

Embora tenha chegado um pouco depois de "Blue Angel", a canção composta por Burt Bacharach e gravada pelo quarteto feminino The Shireless emplacou o 8º lugar da Billboard. A música também fez parte do álbum de estreia dos Beatles, Please, Please Me, de 1963. Em 1964, as garotas do Shireless gravaram outra música que podia entrar nessa lista: "Sha La La".

3. "Sitting in the Park", Billy Stewart (1965)

O pianista de R&B Billy Stewart emplacou mais um "sha-la-la" nas paradas de sucesso dos anos 1960. Sua canção chegou na posição 24 da Billboard. Mais de 50 anos depois, em 2018, Lily Allen sampleou "Sitting in the Park" no início da faixa "Cake", de seu álbum No Shame.

4. "Piangi con Me", The Rokes (1966)

Não se engane com a letra em italiano. A banda que gravou a música era composta por ingleses que viviam na Bota. Mas a versão da canção que fez sucesso foi em inglês mesmo, gravada pela banda de rock americana The Grass Roots e rebatizada como "Let's Live for Today", em 1967. Chegou ao 8º lugar da Billboard.

5. "Brown Eyed Girl", Van Morrison (1967)

Um dos hinos mundiais do "sha-la-la". Já foi regravada em centenas de versões e virou marca registrada do norte-irlandês Van Morrison. "Brown Eyed Girl" foi a música #110 na lista de 500 grandes músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone, está no Hall da Fama do Grammy e no Hall da Fama do Rock como uma das 500 músicas que deram forma ao gênero.

6. "Sha-La-La-La-La", The Walkers (1973)

A canção da banda de rock dinamarquesa ganhou fama mundial em 2000, interpretada pelo grupo de dance music holandês Vengaboys.

7. "Jersey Girl", Tom Waits (1980)

O compositor e intérprete original da música foi o californiano Tom Waits. Mas foi só na voz de um nativo de Nova Jersey, um tal de Bruce Springsteen, que ela virou hit em 1984.

8. "Chuva de Prata", Gal Costa (1984)

A gravação original é do Roupa Nova, mas os caras cantavam "la-la-la". No álbum Profana, a baiana solava acompanhada de um bom e suave "sha-la-la".

9. "Kiss the Girl", da trilha sonora de A Pequena Sereia (1989)

A música foi gravada pelo ator Samuel E. Wright, que faz a voz de Sebastian, caranguejo que passa o filme vigiando a protagonista Ariel.

10. "Mister Jones", Counting Crows (1993)

Se tem uma música capaz de rivalizar com "Brown Eyed Girl" como hino do sha-la-la, é essa aqui - "believe in me". Não à toa, a banda que teve esse hit logo na estreia e não se manteve no topo das paradas, tem Van Morrison como uma de suas referências - e ainda está na ativa.

11. "Shallow", Lady Gaga e Bradley Cooper (2018)

A versão que deu origem ao meme/hit de Paula Fernandes e Luan Santana levou o Oscar de Melhor Canção Original e foi o carro chefe da trilha sonora do filme Nasce uma Estrela, indicado em outras sete categorias do Oscar, incluindo Melhor Atriz e Melhor Ator para os ultrashippados Lady Gaga e Bradley Cooper, que cantaram ao vivo na cerimônia de premiação.

Bônus tracks:

Merecem menção três faixas que por muito pouco ficaram de fora da playlist.

  • "Get a Job" (1957), do quarteto americano The Silhouettes, seria a número 1 de nossa lista não fossem os "sha-na-na" no lugar dos "sha-la-la".
  • "Little Girl (You're My Miss America)" (1962), com os "sha-da-da" dos Beach Boys.
  • "Rock and Roll Lullaby" (1972), de B. J. Thomas que fez sucesso com seus "sha-na-na" na trilha sonora da primeira versão da novela brasileira Selva de Pedra.

Tem uma pergunta? Deixe nos comentários!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Mais Pergunta pro Jokura