PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

Atendimento médico visto na série House é ficção ou tem base na ciência?

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

15/12/2020 04h00

Lembram da série House? Com oito temporadas, ela gira em torno do médico Gregory House (Hugh Laurie), um profissional genial e viciado em analgésicos. Ele conduz uma equipe de um hospital que, basicamente, é responsável por fazer diagnósticos, além de outras tarefas médicas e científicas. É aí que entramos para analisar se tudo rola de acordo com a ciência.

Os médicos da equipe de House tropeçam em alguns procedimentos que jamais poderiam ocorrer na vida real. Nem o próprio House escapa de fazer tudo errado em um episódio que mostra o atendimento a uma paciente com suspeita de varíola.

Luiz Fernando Ribeiro é mestre em toxicologia e maratonou a primeira temporada para levantar as gafes e os erros. Ele até encontrou um protozoário que virou fungo.

Os roteiristas tomaram algumas liberdades para favorecer o desenvolvimento da história e isso não tira o valor da série.

Se você gosta de ciência e de uma boa série, o vídeo de hoje mostra o que seria realmente possível fazer, com base científica, no hospital do House.

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.