PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

Brasil tem recorde da maior pasta de dente de elefante; veja como foi

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

19/10/2020 04h00

Fazer uma pasta de dente de elefante é daquelas experiências clássicas de química. Mas produzir a maior pasta do planeta já é tarefa para entrar no Livro dos Recordes Guinness. E quem conseguiu tal proeza foram os brasileiros. Mais precisamente a Mari Fulfaro e o Iberê Thenório, do "Manual do Mundo". A gente acompanhou tudo de perto para contar para vocês como foi.

Uma pasta é feita com água oxigenada, sabão ou detergente, corante e iodeto de potássio. E se a ideia é fazer a experiência, não dá para esquecer da segurança. Precisa usar luvas de borracha e óculos de proteção para evitar ferimentos e irritação na pele causada pela água oxigenada. No vídeo a gente explica direitinho como tudo isso funciona e porque a água oxigenada representa esse risco.

Agora pensa que, em vez de misturar tudo em um balde ou panela, a gente usasse uma caixa d'água. E no lugar do laboratório, precisássemos de um estádio de futebol. Foi assim a experiência da Mari e do Iberê.

E ainda tem os bastidores do Guinness. Não é só pegar uma fita métrica e medir tudo. A equipe faz uma série de análises e estudos antes de confirmar o recorde. Um engenheiro ajudou a calcular tudo. Assista ao nosso vídeo que a gente passa mais detalhes.

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.